57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Mensagem do Presidente


Dr. Julio Croda
Presidente do 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Prezados Colegas,

A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) completa 60 anos e nesse momento tão especial vamos retomar nossos eventos presenciais. É um momento importante para uma das mais antigas e atuantes sociedades científicas do Brasil.

Entre os dias 13 a 16 de novembro na cidade de Belém iremos realizar o maior evento multidisciplinar em medicina tropical da América Latina, o MEDTROP 2022, organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). Anualmente mais de 3000 participantes são esperados e nesse ano pretendemos superar essa média. Em 2020, o MEDTROP foi cancelado e em 2021 realizamos de forma online; será o momento da retomada presencial em meio a tantos agravos de saúde vividos nestes últimos dois anos.  

Em nossa programação incluímos diversas reuniões satélites dentre elas destacamos a Reunião Aplicada de Doenças de Chagas e Leishmaniose (Chagasleish), Workshop sobre vetores de doenças tropicais (Entomol), Fórum de Doenças Negligenciadas, o IX WORKSHOP NACIONAL REDE-TB e Fórum COVID-19.

Nosso congresso tem como característica principal ser multiprofissional, preservando e incentivando o encontro de profissionais com diferentes formações e com o objetivo principal de propor soluções multidisciplinares para os principais agravos que acometem os trópicos. Além da sua pluralidade em termos do pensamento científico, o congresso da SBMT tem a capacidade de atrair um grande número de estudantes de graduação e pós-graduação. E por esse motivo possui o prêmio Jovem Pesquisador que premia na abertura do congresso os melhores trabalhados apresentados por alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. A SBMT acredita que valorizar os jovens pesquisadores incentiva a renovação da nossa sociedade, mas também contribui para incentivar recém graduados e alunos de pós graduação a seguir como tropicalistas e ter um olhar diferenciado para as doenças negligenciadas.

Belém do Pará é uma das principais cidades da região Norte do Brasil, conta com importantes Instituições de pesquisas na área de doenças tropicais e negligenciadas, além de ser o portal para a Amazônia, com características culturais marcantes seja na sua dança, comida ou na forma alegre de viver do povo paraense. A cidade de Belém do Pará, irá sediar pela 4ª vez, a edição presencial do MEDTROP, e seu povo caloroso e hospitaleiro tem um grande orgulho e prazer em receber todos participantes do MEDTROP 2022 na retomada dos eventos presenciais.