57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Entomol 9


Sobre o Entomol 9

As doenças humanas transmitidas por insetos hematófagos representam um sério problema de saúde pública no Brasil, onde acometem milhares de pessoas a cada ano. Até recentemente, o foco dos programas de controle das doenças transmitidas por insetos era voltado para o desenvolvimento de métodos terapêuticos e de diagnóstico que, de uma forma geral, não impediram a expansão das áreas endêmicas nos últimos anos. Neste contexto, tem-se observado um interesse crescente dos órgãos de vigilância em saúde no delineamento de estratégias de controle baseadas no combate aos insetos transmissores. No entanto, para que estes métodos alcancem o nível de eficácia desejado, é imprescindível que se disponha de um profundo conhecimento acerca da biologia destes organismos, assim como dos delicados mecanismos de interação com os agentes etiológicos que transmitem.

A utilização de ferramentas de biologia molecular no estudo de insetos vetores vem sendo cada vez mais difundida entre pesquisadores de todo o mundo, implicando o surgimento de alternativas de controle cada vez mais específicas e eficazes. Apesar da notável expansão deste campo no Brasil, considera-se que o número de pesquisadores devidamente capacitados para a condução destes trabalhos ainda é restrito, determinando a necessidade da formação e capacitação de recursos humanos nas áreas que permeiam a chamada Entomologia Molecular. Neste sentido, propõe-se a realização do IX Workshop de Genética e Biologia Molecular de Insetos Vetores de Doenças Tropicais (ENTOMOL 9), com o objetivo de contribuir no processo de aperfeiçoamento e interação entre os grupos de pesquisa atuantes nesta área do conhecimento no Brasil.

O evento pretende atender também à demanda crescente de formação de estudantes de pós-graduação no país, assim como contribuir para a atualização profissional dos pesquisadores que já atuam nas áreas relacionadas ao tema central do evento. A programação também viabilizará a participação de técnicos envolvidos na elaboração e execução dos serviços de vigilância epidemiológica nos níveis municipal, estadual e federal. Finalmente, esperamos que o evento continue contribuindo para o fortalecimento e a integração dos grupos de pesquisa envolvidos com esta temática no Brasil e para o desenvolvimento e inovação tecnológica neste campo do conhecimento, com relação direta com políticas públicas de indução desenvolvidas pelos Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Comissão Organizadora

Sinval Pinto Brandão Filho (IAM/FIOCRUZ, Recife) - Coordenador

Maria Helena Neves Lobo Silva Filha (IAM/FIOCRUZ, Recife)

Filipe Dantas Torres (IAM/FIOCRUZ, Recife)