57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Os efeitos dos comedouros e comércios alimentícios na distribuição espacial de cães irrestritos em uma região endêmica de leishmaniose visceral canina.

Introdução

Os cães podem atuar como transmissores e reservatórios de doenças, como a Leishmaniose Visceral Canina (LVC). Conhecer os fatores que afetam a distribuição dos cães é fundamental para basear ações de controle e prevenção de doenças. A manutenção desses animais em ambientes urbanos depende de fontes diretas de alimentação, bem como de fontes indiretas, como os comércios alimentícios.

Objetivo(s)

O objetivo desse trabalho foi analisar a influência de comedouros e de comércios de alimentos na distribuição canina em uma área urbana, endêmica de LVC, no município de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Material e Métodos

As coletas dos cães ocorreram por fotoidentificação, entre 2018 e 2019, em três dias consecutivos a cada 3 meses, ao longo de 1 ano, totalizando 5 grandes capturas e as coordenadas geográficas dos pontos de encontro dos cães, dos comedouros e dos comércios alimentícios foram registradas. Mapas de calor foram gerados para identificar os locais com aglomerados caninos. A autocorrelação espacial e a distância entre a localização dos cães, dos pontos de comércio de alimentos e dos comedouros foi analisada, respectivamente, pela função K bivariada de Ripley e pela matriz de distância linear. Além disso, em parceria com a prefeitura municipal, os cães domiciliados da região foram testados para LVC por meio do teste rápido (DPP) e teste imunoenzimático (ELISA).

Resultados e Conclusão

Foram realizadas 1207 capturas e recapturas, que envolveram 554 cães irrestritos. Desses animais, 62.6% são machos. Ao todo foram registrados 151 comedouros e 124 comércios de alimentos. Foram amostrados 226 cães domiciliados que apresentaram 8.5% de prevalência para LVC. Os cães irrestritos se encontravam aglomerados próximos a locais de fácil acesso à alimentos. A autocorrelação espacial foi positiva em até 500m e estatisticamente significativa entre os cães e a localização dos comedouros e dos comércios de alimentos. Os cães irrestritos foram encontrados mais próximos dos comedouros (mediana de 1.2km) do que dos comércios de alimentos (1.4km) (P<0.01). O presente trabalho pode direcionar estratégias de controle no combate as zoonoses que envolvem os cães irrestritos. Para um melhor bem-estar canino e redução dos riscos associados a esses animais, devem considerar o manejo das fontes de alimentos, com o estabelecimento de pontos específicos, controlados e distantes de vias movimentadas e de aglomerados populacionais.
Agência Financiadora: Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais

Palavras-chave

Cães irrestritos; Leishmaniose Visceral Canina

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Saulo Nascimento Melo, Anna Karolyna Rodrigues Cunha, Renata Aparecida Nascimento Ribeiro, Cláudia Maria Souza Gonçalves, Lívia Carolina Andrade Figueiredo, Anna Gabryela Sousa Duarte, Paulo Henrique Araújo Soares, Eduardo Sergio Silva, Vinícius Silva Belo