Dados do Trabalho
Título
DINÂMICA DE CITOCINAS DOS PERFIS TH1, TH2, TH17 EM INDIVÍDUOS COM COVID-19
Introdução
Com o status de maior Pandemia da nossa Era, o COVID-19 ainda é um pouco desconhecido, porém observou-se que a transição entre as respostas imunes inatas e adaptativas é fundamental para determinar os desfechos das infecções por SARS-CoV-2.
Objetivo(s)
Monitorar as dosagens de citocinas ao longo de 120 dias, comparando com as apresentadas por um grupo controle e associá-las à evolução clínica dos pacientes.
Material e Métodos
Foi realizado um estudo de coorte por meio de análise longitudinal dos níveis de interleucinas (IFN-γ, TNF-α, IL-2, IL-4, IL-6, IL-10 e IL-17A), envolvendo indivíduos de ambos os sexos, maiores de 18 anos, em amostras de 50 indivíduos saudáveis e de 38 pacientes positivos para COVID-19, oligossintomáticos, nos dias 07, 10, 15-20, 30 e 60-75 do início dos sintomas da doença.
Resultados e Conclusão
A dinâmica das citocinas seguiu o padrão de onda senoidal e os valores de IFN-γ, IL-2, IL-4, IL-10 e IL-17A foram menores em pacientes positivos para SARS-CoV-2 do que em controles saudáveis durante os períodos analisados (P <0,001), exercendo contribuições limitadas na predição de morbidade e, logo, não foi possível avaliar vantagens significativas com as suas aferições em pacientes não graves. Entretanto, algumas citocinas parecem ser mais preditivas para o prognóstico de indivíduos com COVID-19. O TNF-α e a IL-6, mesmo em indivíduos leves a moderados, apresentaram valores elevados quando comparados com o grupo controle no 10° dia de doença. Porém, por apresentarem uma resposta imune eficaz, esses indivíduos conseguiram regular a inflamação, impedir a progressão para a tempestade de citocinas e entrar no período de convalescença da doença. É necessário realizar estudos longitudinais com maior número de participantes categorizados em leve, moderado e grave. Esses achados serão significantes para elucidar a patogênese da doença e para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas contra o SARS-CoV-2.
Palavras-chave
Infecção por Vírus COVID-19. SARS-CoV-2. Citocinas.
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
Beatriz Amaral Costa Savino, Daniele Freitas Henriques, Iran Barros Costa, Juliana Abreu Lima Nunes, Igor Brasil Costa