Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DE CITOCINAS DOS PERFIS TH1, TH2 E TH17 EM PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM EM UM CENTRO DE DIAGNÓSTICO PARA COVID-19 NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM, PARÁ.
Introdução
A fisiopatologia da infecção por SARS-CoV-2 ainda é pouco elucidada. Dentre os fatores de risco para agravamento está a resposta imunológica pela produção de citocinas. Os profissionais de saúde que trabalham com o diagnóstico da infeção, estão entre os grupos mais importantes no enfrentamento da Pandemia, estão pois além das consequências da doença em si, há uma redução da capacidade de diagnóstico da infecção.
Objetivo(s)
Quantificar as citocinas IL-2,IL-4,IL-6,IL-10,IL-17A,TNF e IFN-γ em pacientes com 7, 10 e mais de 14 dias de infecção.
Material e Métodos
Foi realizado um estudo analítico e transversal, envolvendo 11 pacientes diagnosticados com SARS-COV-2, de ambos os sexos, acima de 18 anos, que trabalham em um centro de diagnóstico para COVD19 e um grupo controle de 50 indivíduos. A quantificação dos níveis plasmáticos das citocinas foi realizada por citometria de fluxo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (4.088.669).
Resultados e Conclusão
Os valores das citocinas foram significativamente menores em pacientes com COVID-19 do que em controles saudáveis (P <0,01). Embora faltem estudos com quantificação de biomarcadores em pacientes infectados assintomáticos e leves, hipocitocinemia na presente análise transversal sugere o a caracterização dos pacientes infectados no período de convalescença da doença, sugerindo que os invíduos estudados estão em um momento de regulação do sistema imune e são bons respondedores ao vírus.
Palavras-chave
Infecção por Vírus COVID-19. SARS-CoV-2. Citocinas.
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
Beatriz Amaral Costa Savino , Daniele Freitas Henriques , Iran Barros Costa, Juliana Abreu Lima Nunes , Igor Brasil Costa