Dados do Trabalho
Título
EPIDEMIOLOGIA DA LEISHMANIOSE VISCERAL NAS REGIÕES NORTE E SUDESTE DO BRASIL
Introdução
A Leishmaniose Visceral (LV) ou calazar é uma zoonose causada pelo protozoário Leishmania chagasi, transmitida ao ser humano através do vetor, flebotomíneo. A patologia apresenta evolução crônica e potencialmente sistêmica, podendo ter desfecho fatal. O calazar é considerado endêmico no Brasil, sendo, portanto, um importante problema de saúde pública.
Objetivo(s)
Entender as características epidemiológicas da LV nas regiões Norte e Sudeste do país, permitindo identificar os principais pontos de ação para redução no número de casos.
Material e Métodos
Este é um estudo quantitativo descritivo. Para a coleta dos dados foi utilizado o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), tabulado pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), no qual se filtrou e comparou o número de casos de LV na região Norte e Sudeste, no período de 2017 a 2022.
Resultados e Conclusão
Foi identificado um padrão de redução no número de casos notificados de 2017 a 2020 em ambas as regiões, com redução de 57,5% no Norte e 65% no Sudeste. Em relação ao gênero, houve um padrão de maior ocorrência em homens (62,58%) no Norte e 66,15% no Sudeste. Quanto aos ciclos de vida foi possível observar padrão de prevalência diferentes, uma vez que no Norte, a maior parte dos casos notificados ocorreu em crianças e jovens (0 - 19 anos), com 58% do total de casos, enquanto que no Sudeste a maior frequência foi em adultos (20 - 59 anos), com 47,3%. Foi possível identificar redução considerável no número de casos notificados ao longo do tempo. Entretanto, tal situação pode ser apenas reflexo de um aumento de subnotificação, e não uma melhora real do problema. Além disso, a alta frequência da patologia em jovens, na região Norte, deve ser um ponto importante na implementação de políticas públicas eficientes na região.
Palavras-chave
Leishmaniose Visceral; Zoonose; Calazar.
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Emerson André Negrão do Nascimento, Beatriz Belém Lima, Eduarda Gemaque, Júlia Belém Lima, Laura Thays dos Santos Cordeiro, Luiz Henrique Frota de Oliveira Zanol, Waltair Maria Martins Pereira