57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

A análise espacial (SIG) da série história (2007 – 2021) indica aumento da incidência urbana e rural da Leishmaniose Tegumentar Americana por Leishmania braziliensis no município de Caratinga, Minas Gerais, Brasil.

Introdução

O município de Caratinga é uma importante área endêmica para Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e não foram realizados estudos epidemiológicos nas últimas duas décadas.

Objetivo(s)

Aqui, analisamos a situação epidemiológica e a distribuição geográfica dos casos de LTA no município de Caratinga de 2007 a 2021 utilizando Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Além disso, avaliamos o impacto de diversos parâmetros demográficos na distribuição de LTA e os flebotomíneos potencialmente vetores de espécies de Leishmania.

Material e Métodos

Todas as informações demográficas utilizadas neste estudo foram obtidas da Secretaria Municipal de Saúde e confirmadas nas bases de dados dos Serviços de Saúde do Estado de Minas Gerais. Todos os casos foram analisados usando software GIS baseado na distribuição da LTA. Além disso, coletas sistemáticas de flebotomíneos e detecção molecular de Leishmania foram realizadas nos hotspots nos anos de 2020 e 2021.

Resultados e Conclusão

Nossa analise espacial mostra que a cada triênio foi observado um aumento gradativo da área de ocorrência da LTA na região estudada evidenciando três focos importantes: área urbana de Caratinga e distritos de Patrocínio de Caratinga e Sapucaia. É a primeira descrição de urbanização da LTA na região norte e sudoeste da cidade de Caratinga. As principais espécies de flebotomíneos capturadas foram: Nyssomyia whitmani (40,14%), Nyssomyia intermedia (30,27%) e Migonemyia migonei (23,60%), todos associados a transmissão de Leishmania braziliensis. Cinco espécies de vertebrados foram identificadas como fontes alimentares dos flebotomíneos capturados. As análises moleculares detectaram a presença de Leishmania braziliensis como agente causador da LTA em todas as áreas onde os vetores foram coletados. Nossos dados mostram um aumento significativo da incidência de LTA no município de Caratinga ao longo do período de 15 anos reforçando a necessidade de medidas de controle principalmente nas áreas com maior incidência. Os casos de LTA foram cada vez mais notificados durante o período pesquisado não apenas na zona rural do município, mas também na área urbana confirmando a urbanização da LTA em Caratinga.

Palavras-chave

Leishmaniose Tegumentar Americana; analise espacial; urbanização; Leishmania braziliensis; flebotomíneos.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Rafael Luiz Silva Neves, Felipe Dutra Rêgo, José Dilermando Dilermando Andrade Filho, Rodrigo Pedro Soares, Célia Maria Ferreira Gontijo