57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

A mortalidade por tuberculose na região norte do Brasil entre os anos de 2019 e 2022.

Introdução

A tuberculose (TB) segue sendo um desafio à saúde pública mundial, agravo que cursa entre as maiores causas de morte por doenças infecciosas em todo o planeta, inclusive no Brasil. Em 2021, dentre os 10 estados brasileiros com maior coeficiente de mortalidade, 4 faziam parte da região Norte (Roraima, Pará, Amazonas e Acre). Dessa forma, é imperiosa a análise da mortalidade por tuberculose nessa região do país, com vistas a orientar ações em saúde a fim de combater esse quadro.

Objetivo(s)

O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento epidemiológico da mortalidade por tuberculose na região norte brasileira, no período de 2019 a 2022.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico transversal descritivo, pautado em dados tabulados pelo departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), analisando a mortalidade geral por TB nas variáveis: faixa etária, sexo e escolaridade, no período de 2019 a 2022.

Resultados e Conclusão

Durante o período estudado, a região norte do país sofreu com 844 óbitos decorrentes da tuberculose. O coeficiente de letalidade foi de 2,58% para os 3 anos, com o ano de 2021 apresentando uma queda para 2,20%. Ao analisar as notificações quanto a sexo e faixa etária, observou-se maior frequência de óbito no sexo masculino (70,02%) e maior ocorrência na faixa etária entre 40-59 anos (28,43%), no entanto, no ano de 2021, os óbitos tiveram maioria entre 20-39 anos (29,56%). Quanto ao nível escolar, haviam concluído entre as séries da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental 23,97% dos casos notificados, dentre as 63,74% notificações que especificavam o nível de escolaridade. Na distribuição mensal dos casos, março apresentou o maior número de óbitos (11,01%), seguido por janeiro (10,18%) e fevereiro (9,47%).

Palavras-chave

"Tuberculose"; "epidemiologia"; "saúde pública".

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Categoria

(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Juliana de Oliveira Silva, Thiago Marques Feitosa, Márcio César Ribeiro Marvão, Carlos Matheus de Albuquerque Lima Santos, Ana Carolina Magalhães Duarte Ribeiro, Nicole Morais Dillon, Pedro Henrique Silveira de Sousa , Renata de Araújo Dillon