57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

SOROCONVERSÃO PARA HIV EM DOADORES DE SANGUE DE REPETIÇÃO NO HEMOCENTRO COORDENADOR DO ESTADO DO PARÁ.

Introdução

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é um dos agentes etiológicos com testagem obrigatória nos bancos de sangue, a fim de reduzir riscos de transmissão de doenças e em prol da qualidade do sangue doado. A aplicação de testes de triagem em doadores de sangue possibilita a investigação de soroconversões, ou seja, doadores que apresentaram sorologia não reagente, porém na última doação apresentam sorologia reagente (inconclusivo ou positivo) para algum patógeno passível de transmissão pelo sangue.

Objetivo(s)

Descrever a prevalência de doadores de sangue que apresentaram soroconversão na triagem para os marcadores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, transversal e retrospectivo, a partir da análise de dados secundários do período de 2017 a 2019 de resultado sorológico pelo método de quimioluminescência (imunoensaio ARCHITECT HIV Ag/Ab Combo) de doadores inaptos que soroconverteram na triagem sorológica do HIV e detectados pelo NAT (Teste do Ácido Nucleico), obtidos no Sistema de Banco de Sangue (SBS) da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA). Os dados coletados foram organizados no programa Microsoft Excel®. A prevalência de soroconversão foi calculada usando o número de doadores que soroconverteram para HIV dividido pelo número total de doações no período analisado.

Resultados e Conclusão

Durante o período de estudo foram realizadas 173.751 doações de sangue e detectadas 59 soroconversões para HIV, com uma prevalência de 0,03%. Existem poucos estudos abordando a prevalência de soroconversão para HIV em doadores de sangue de repetição, sobretudo no estado do Pará. Dessa maneira, a detecção de casos de soroconversão para o HIV reforça a necessidade da contínua vigilância epidemiológica, principalmente, entre doadores de repetição e a importância da avaliação do comportamento desses doadores, que pode aumentar o risco de infecções transmitidas por transfusão. Assim, a análise da prevalência de doadores de sangue soroconvertidos na triagem para o HIV pode fomentar medidas de prevenção e controle na segurança transfusional.

Palavras-chave

Soroconversão. HIV. Doadores de Sangue.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

DANIELA PEREIRA LOPES, JULIANE DE LIMA CRUZ, MARIANA AGUIAR BURITI, MARIÂNGELA AGUIAR BURITI, JÉSSICA SABRINA CORDEIRO PARENTE, SANDY FARIAS DA SILVA, RODRIGO JOSÉ SARAIVA DE BARROS, JUSSIENE ARAÚJO SANTOS, ALINE GONÇALVES DA COSTA, CARLOS EDUARDO DE MELO AMARAL