Dados do Trabalho
Título
PREVALÊNCIA E PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE COVID-19 ENTRE PROFISSIONAIS EM UM CENTRO DE PESQUISA NA AMAZÔNIA
Introdução
A COVID-19 é uma doença que tem causado um grande impacto na sociedade em escala global. Ela é provocada pelo SARS-CoV-2 que é um vírus com ampla diversidade genética e a transmissão pelas vias respiratórias facilita sua propagação. Os profissionais da área de saúde, classe que compreende diferentes categorias profissionais, estão diretamente e constantemente em contato com este vírus durante a realização de suas atividades, sendo, portanto, um grupo suscetível a contaminação.
Objetivo(s)
O presente estudo tem como objetivo reportar a frequência dos casos de COVID-19 e descrever perfil clínico e epidemiológico entre os trabalhadores de uma instituição de referência em pesquisa na Amazônia.
Material e Métodos
Foram analisadas 381 amostras de swab nasofaríngeo coletadas entre outubro de 2020 a dezembro de 2021 de profissionais do Instituto Evandro Chagas, os quais estavam em atividade presencial e apresentavam sintomatologia de síndrome respiratória. A detecção do agente viral foi conduzida através da RT-qPCR e realizada a análise da ficha clínico-epidemiológica.
Resultados e Conclusão
A positividade de SARS-CoV-2 durante o período pesquisado foi de 21,5% (81/381), sendo que a infecção foi mais frequente em pacientes do sexo feminino, correspondendo a 58% (47/81) dos casos. A faixa etária mais atingida foi entre 31 a 50 anos (66,6%, 54/81), seguido pela faixa de 18 a 30 anos (17,2%,14/81), com mediana das idades de 39. Entre os sintomas relatados, os mais comuns foram dor de garganta (69,1%), tosse (65,4%) e coriza (53%). Perda de paladar e olfato foram reportados em 17,2% e 3,7% dos casos, respectivamente. Em relação ao local de contaminação, 34,5% dos casos afirmaram ter se contaminado no ambiente de trabalho, seguido pelo domicílio (27,1%) e aproximadamente 22,2% informaram não terem tido história de contato com caso suspeito ou confirmado. A infecção por SARS-CoV-2 entre profissionais da saúde é uma preocupação atual e estudos epidemiológicos nesta classe de profissional ajuda no rastreio e identificação de casos, fornecendo informações para o estabelecimento de medidas preventivas e isolamento a fim de evitar a disseminação do vírus no ambiente laboral e garantir a saúde do trabalhador.
Palavras-chave
COVID-19; profissionais da saúde; sintomas.
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Isabela Freitas Soares, Yasmim Gabrielly de Souza Sousa, Rayssa Layna da Silva Bedran Bedran, Adinaura da Gama Ramos, Amanda Mendes Silva, Wanderley Dias das Chagas Júnior, Delana Andreza Melo Bezerra, Jessylene de Almeida Ferreira, Luana Soares Barbagelata, Mirleide Cordeiro dos Santos, Luana Silva Soares