57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Análise da incidência de tuberculose na região norte do país entre os anos de 2012 a 2021.

Introdução

A tuberculose (TB) continua a merecer especial atenção dos profissionais de saúde e da sociedade como um todo, pois figura entre as doenças de origem infecciosa de maior ocorrência e mortalidade em todo o mundo, inclusive no Brasil. Em 2021, dentre os 11 estados brasileiros com maior coeficiente de incidência da TB, 5 são componentes da região Norte (Amazonas, Roraima, Acre, Pará e Amapá). É importante, então, analisar a incidência da doença nessa região do país, com o objetivo de orientar as ações de prevenção e combate ao agravo, haja visto que, apesar de já existirem recursos tecnológicos capazes de promover seu controle, ainda não há perspectiva de obter-se, em futuro próximo, sua erradicação, a não ser que novas vacinas ou tratamentos sejam descobertos.

Objetivo(s)

O estudo objetivou desenvolver a análise da incidência de tuberculose na região norte brasileira no período de 2012 a 2021.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico transversal de caráter descritivo. Os dados são pautados no Sistema de Agravo e Notificação e foram analisados e comparados os coeficientes de incidência de TB da região norte, no período de 2012 a 2021.

Resultados e Conclusão

Nos anos de 2012 a 2014, nos 5 estados com maior coeficiente de incidência de TB da região Norte (Amazonas, Roraima, Acre, Pará e Amapá) foram registrados uma média de 7.877 casos/ ano confirmados no total. Sendo o Pará o estado com a maior incidência, com média de 4.081 casos. Outrossim, nos anos de 2015 a 2017, observaram-se em média do total de 8.601 casos por ano. Já nos anos de 2018 a 2020, nota-se em média um total de 9.983 casos por ano. Ademais, em 2021, foram registradas no total de 9.619 casos confirmados e em primeiro lugar vem o estado do Pará com 4.464 casos, logo atrás em segundo lugar está o Amazonas com 3.935 casos. Pode-se concluir, a partir deste estudo, que embora os esforços assistenciais para tentar controlar o avanço da TB, a doença ainda é muito incidente e prevalente, de modo geral. Além do mais, o alto nível de pobreza da região Norte do país reflete os dados obtidos na região norte do país, que é sem dúvida um pilar índice de grande significância para o aumento da incidência da TB, no Brasil. Desta forma, é importante que o manejo, rastreio e o tratamento desta doença sejam feitos de forma adequada e, como estratégia, a fim de diminuir este índice, realizar a integração dos cuidados e prevenção centrada no paciente como é mencionado pela Organização Mundial da Saúde.

Palavras-chave

"Epidemiologia"; "tuberculose"; "saúde publica".

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Juliana de Oliveira Silva, Thiago Marques Feitosa, Izabelle Caroline Martins Ribeiro, Márcio César Ribeiro Marvão, Deyvid Barata de Santis, Camille Marcela Camarinha de Oliveira, Nicole Morais Dillon, Pedro Henrique Silveira de Sousa, Renata de Araújo Dillon