57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

SARCOPENIA EM ADULTOS E IDOSOS COM HIV/AIDS

Introdução

Muitos são os avanços que têm contribuído para o aumento da expectativa de vida, resultando em desafios diante das doenças crônicas e infecciosas, principalmente as relacionadas ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Alterações musculoesqueléticas causadas pelo envelhecimento, como inflamação crônica relacionada ao HIV e exposição prolongada aos antirretrovirais (TARV), podem predispor os idosos a alterações na composição corporal, diminuindo a capacidade aeróbica e o desempenho muscular, favorecendo, em longo prazo, o surgimento da sarcopenia. Considerada importante problema de saúde para idosos infectados pelo HIV, a sarcopenia interfere negativamente, devido ao declínio de mobilidade e dependência, pois contribui para fragilidade, perda funcional, incapacidade, reinternação hospitalar, bem como aumento dos custos de saúde, agrava a necessidade de uso de órteses e aumenta o risco de quedas, o que tem sido associado a maior mortalidade na população idosa.

Objetivo(s)

Descrever a frequência de sarcopenia em pacientes idosos portadores de HIV (N=51) em um ambulatório de assistência especializada localizado na cidade de Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal. Foram analisadas as variáveis idade, sexo, tempo de tratamento com a TARV, índice de comorbidades de Charlson, medidas antropométricas, força de preensão palmar e velocidade de marcha. Foi obtida aprovação ética (nº 3.911.948) e todos os participantes forneceram consentimento por escrito antes de participar do estudo. Para análise descritiva, foram calculadas médias, desvios-padrão, frequências absolutas e relativas. O teste de Kolmogorov-Smirnov, Mann-Whitney e qui-quadrado foram utilizados. As análises foram realizadas no SPSS v.25 adotando-se um nível de significância de 5%.

Resultados e Conclusão

Identificou-se uma frequência de 17% (n=9) de sarcopenia e 46% (n=24) de pré-sarcopenia. Diferenças significativas em relação ao peso e ao Índice de Massa Corporal (IMC), ocorrendo menor peso e IMC nas pessoas vivendo com HIV/AIDS com sarcopenia. Apesar de diferenças descritivas em relação ao índice de Charlson, tempo de diagnóstico e uso da TARV, não foram observadas associações estatisticamente significativas com a ocorrência de sarcopenia. Dada a prevalência, progressão e consequências associadas torna-se relevante os profissionais da saúde considerarem a sarcopenia em pessoas vulneráveis, examinando a proporção musculoesquelética no contexto do envelhecimento desses pacientes.

Palavras-chave

Sarcopenia. Adulto. Idosos. HIV

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Valquiria Kulig Vieira, Alana Pivetta, Amanda Fontana Gouvêia, Léia Carolina Lucio, Franciele Ani Caovilla Follador, Roberto Shigueyasu Yamada, Ana Paula Vieira, Guilherme Welter Wendt, Joana Perotta Titon, Volmir Pitt Benedetti, Lirane Elize Defante Ferreto