57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da atividade do peptídeo antimicrobiano [Trp1][Lys16][Ser22]-B1CTcu5 contra Mycobacterium tuberculosis

Introdução

A tuberculose é uma doença de preocupação mundial com altas taxas de mortalidade causada pelo patógeno Mycobacterium tuberculosis (MTB), e por este motivo o desenvolvimento de novos fármacos contra MTB são prioritários.

Objetivo(s)

Os peptídeos antimicrobianos (PAMs) tem demonstrado eficácia para diversas doenças bacterianas e fúngicas; o B1CTcu5 é um PAM derivado das secreções da pele do sapo indiano (Clinotarsus curtipes) com atividade contra MTB (>12,5 µg/mL) que possui na estrutura dois aminoácidos de cisteína o que dificulta o entendimento de ação dele pelas ligações aleatórias formadas devido às pontes de sulfeto. Em consequência foi desenhado uma modificação estrutural do peptídeo substituindo a Cys pela Lys e Ser e colocando incialmente um Trp como marcador de fluorescência/UV.

Material e Métodos

Os estudos in sílico foram realizados utilizando AntiTbPpred, ExPASy - ProtParam tool e pkCSM software. A síntese do PAM foi realizada em fase solida manualmente utilizando Fmoc-aminoácidos do CN terminal, caracterizado e purificado usando um HPLC e LC/MS, respectivamente. [Trp1][Lys16][Ser22]-B1CTcu5 foi testado por microdiluição na cepa de MTB H37Rv e em cultura celular de macrófagos J774A.1 (ATCC TIB-67) utilizando o método de quantificação bacteriana e celular por fluorescência pela resazurina.

Resultados e Conclusão

Os estudos in sílico iniciais indicaram que o índice anti-MTB foram superiores (64,2%) que a molécula original (-0,08%) e que o tempo de vida meia estimado em reticulócitos foi de 2,8 h. Os resultados in vitro evidenciaram um potencial índice de seletividade (IS=23,35) e a atividade anti-MTB foi melhorada caindo para 7,21 µg/mL, o que permite concluir o potencial uso das ferramentas in sílico para a obtenção e descobrimento de novos fármacos anti-MTB; e a atividade promissória deste PAM análoga de uma molécula natural.

Palavras-chave

peptídeos antimicrobianos; tuberculose; novos tratamentos

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Cesar Augusto Roque-Borda, Christian Scheleider Carnero Canales, Janaína Teixeira Costa de Pontes, Eduardo Festozo Vicente, Edson Crusca Junior, Saulo Santesso Garrido, Fernando Rogério Pavan