57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Perfil antropométrico dos indígenas Parakanã Orientais, no Estado do Pará

Introdução

A presença de doenças crônicas não transmissíveis em indígenas brasileiros se deve a mudanças na subsistência, dieta e sedentarismo, associadas a mudanças socioculturais e econômicas em face do contato com não indígenas. Casos de obesidade começaram a ser relatados no final dos anos 90. Mas hoje são observadas prevalência elevadas em vários povos indígenas (Xavante, Kaingang e Guarani e Xikrin do Cateté).

Objetivo(s)

Descrever a prevalência de alterações nutricionais por meio do índice de massa corporal (IMC) e da circunferência da cintura (CC) em indígenas da etnia Parakanã.

Material e Métodos

Dados antropométricos foram obtidos de 116 indígenas adultos (idade ≥ 20 anos), 64% dos quais mulheres, no período de 01 a 31/06/2022, no curso de ação de saúde realizada pela UFPA (LGHM e LABVIR), em colaboração com a SESPA e DSEI-GUATOC. O IMC foi classificado por critérios da OMS e circunferência da cintura <90 cm em homens e <80 cm em mulheres foi considerada normal.

Resultados e Conclusão

A prevalência global excesso de peso foi de 36,2% (sobrepeso, 26,7%, e obesidade, 8,6%), similar em homens e mulheres. Obesidade abdominal foi encontrada em 50,0% da população e foi mais comum nas mulheres (63,9% versus 29,3%, p = 0,001). A prevalência de excesso de peso nos Parakanã Orientais é menor do que a observada para adultos urbanos brasileiros (36,2% versus 40,2%), assim como a prevalência de obesidade (8,6% versus 22,9%) e de obesidade central (50,0% versus 80,7%). Os Parakanã Orientais ainda não foram impactados no estilo de vida e no hábito alimentar pelo contato com a sociedade não indígena.

Palavras-chave

IMC, Indígenas, Parakanã.

Área

Eixo 14 | Outros

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Maria Fernanda Lopes Pereira, Andreza Lorhana Silva Leal, Eliene Rodrigues Putira Sacuena, Antônia Cherlly Aparecida Araújo, Jonas Tapajós Pereira, Lilian Cristina Laurentino da Silva, Mauro Lúcio Ferreira Souza Júnior, Fernanda Andreza Pinho Lott Figueiredo, Antônio Carlos Rosário Vallinoto, João Farias Guerreiro