57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Perfil antropométrico de indígenas Kayapó, Estado do Pará

Introdução

A incidência de obesidade em todo o mundo aumentou dramaticamente no século passado, o suficiente para ser formalmente declarada uma epidemia global pela OMS. Em relação aos povos indígenas, as doenças infecciosas e parasitárias ainda constituem as principais causas de morbimortalidade, mas há evidências de transição epidemiológica com elevadas prevalências de desordens nutricionais e metabólicas.

Objetivo(s)

Analisar e descrever o perfil antropométrico de indígenas da etnia Kayapó, de Novo Progresso, PA.

Material e Métodos

O estudo foi realizado em indígenas de 16 aldeias da etnia Kayapó. Dados antropométricos foram obtidos de 182 indígenas adultos (idade ≥ 20 anos), de 17 a 27/11/2021 em ação de saúde realizada por UFPA, SESPA e Dsei Kayapó. O IMC foi classificado com critérios da OMS e circunferência da cintura (CC) <90 cm em homens e <80 cm em mulheres foi considerada normal.

Resultados e Conclusão

A prevalência global excesso de peso foi de 49,4% (sobrepeso, 39%, e obesidade, 10,4%). A prevalência de excesso de peso em homens mais elevada em homens (57,7% versus 46,7%), em especial a obesidade nos homens que foi quase o dobro da observada nas mulheres (15,4% versus 8,5%). Presença de peso baixo foi vista em 7% das mulheres. Obesidade central foi encontrada em 72,0% da população estudada e foi mais comum nas mulheres (79,0% versus 53,8%, p = 0,001). Prevalências moderada de excesso de peso, revelada pelo IMC, e elevada de obesidade central em mulheres, foram os achados mais significativos entre os indígenas Kayapó, compatível com fase inicial de transição de hábitos alimentares com a introdução de alimentos industrializados.

Palavras-chave

IMC, Indígenas, Kayapó.

Área

Eixo 14 | Outros

Autores

Lucas Matheus Cavalcante da Silva, Eliene Rodrigues Putira Sacuena, Carlos Neandro Cordeiro Lima, Maria Karoliny Silva Torres, Isabella Nogueira Abreu, Daniel David Pereira do Padro, André Carrvalho Matias, Mauro Lúcio Ferreira Souza Junior, Antonio Carlos Rosario Vallinoto, João Farias Guerreiro