Dados do Trabalho
Título
Perfil antropométrico do povo indígena Aikewara, Estado do Pará
Introdução
A população brasileira passa por uma transição nutricional caracterizada pela diminuição da desnutrição, principalmente nos grandes centros urbanos, porém com aumento da obesidade. Os Aikewara, de língua Tupi, atingiram a sua localização atual, no sudeste do Pará, no início do século XX, e tiveram padrão alimentar modificado pela diminuição da caça e pela introdução de pecuária pobre e cultivo de arroz.
Objetivo(s)
Investigar alterações nutricionais na população indígena Aikewara.
Material e Métodos
Dados antropométricos foram obtidos em março de 2022 no curso de ação de saúde desenvolvida por UFPA, SESPA e DSEI GUATOC junto ao povo Aikewara, terra indígena Sororó, São Geraldo do Araguaia. O Índice de Massa Corporal (IMC) foi classificado usando os critérios da OMS para adultos e a circunferência da cintura (CC) <90 cm em homens e <80 cm em mulheres foi considerada normal.
Resultados e Conclusão
O IMC, avaliado em 87 adultos revelou prevalência de excesso de peso de 66,7% (43,7% sobrepeso e 23% obesidade). A prevalência de obesidade e de obesidade abdominal foi maior nas mulheres do que nos homens (33,3% versus 11,9%; p = 0,020 e 80,4% versus 40,0%, p = 0,000, respectivamente). Elevada prevalência de excesso de peso e de obesidade abdominal, principalmente em mulheres, foram os achados mais significativos, sendo mais elevadas dos que a observada em não indígenas. O perfil antropométrico dos Aikewara é compatível indica transição de hábitos alimentares com introdução de alimentos industrializados. Políticas públicas são necessárias para reverter esse quadro e prevenir complicações futuras como doenças metabólicas e cardiovasculares.
Palavras-chave
IMC, Indígenas, Aikewara
Área
Eixo 14 | Outros
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Andreza Lorhana Silva Leal, Eliene Rodrigues Putira Sacuena, Antonia Cherlly Aparecida Araújo, Lilian Cristina Laurentino da Silva, Daniel David Pereira do Prado, Mauro Lúcio Ferreira Souza Júnior, Eliniete Jesus Fidelis, André Carvalho Matias, Antônio Carlos Rosário Vallinoto, João Farias Guerreiro