57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Uso do design thinking e da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia na criação de recurso educacional aberto para falar de tuberculose na infância

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença com alta relevância na saúde pública, responsável por 10 milhões de casos/ano e pela morte de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo. Crianças e adolescentes abaixo de 15 anos representam 11% das notificações de novos casos. Atividades educativas em TB aumentam a adesão ao tratamento e reduzem o estigma e o isolamento do paciente. A realização de atividades educativas para crianças, afetadas ou não pela TB, promove o conhecimento sobre a doença, ajuda na identificação de casos e reduz o risco de terapias incorretas.

Objetivo(s)

Desenvolvemos recurso educacional aberto sobre TB, voltado para crianças entre 6 e 11 anos de idade, sob a forma de um vídeo em animação. Foram integrados referenciais teóricos e metodológicos dos campos da educação e do design.

Material e Métodos

Partimos de um produto base que fora elaborado por nós e trouxemos a abordagem do design thinking e uma metodologia baseada no Design Centrado no Usuário. Na produção do novo recurso, nos baseamos em diretrizes da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM), de Richard Mayer. Realizamos uma Avaliação Heurística, entrevistas em profundidade, a análise do conteúdo das entrevistas e produzimos um conjunto de personas para apoiar o processo de criação.

Resultados e Conclusão

Elaboramos instrumentos de avaliação a partir da integração dos referenciais elencados e identificamos problemas de usabilidade e de conformidade com os princípios da TCAM. Na fase de análise, entrevistamos remotamente seis profissionais de saúde do Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias. Obtivemos informações sobre o atendimento aos pacientes, quando podem ter acesso a recursos educacionais durante sua permanência nas dependências do Centro e sobre o uso de celulares nos momentos de espera. Registramos dúvidas recorrentes dos pacientes e cuidadores e informações sobre o vocabulário de conhecimento mais amplo entre este público. Elaboramos personas e cenários de uso que foram usadas para a produção a solução. O vídeo tem amplo potencial de distribuição e adaptação: https://youtu.be/XqCotz_lXLs
O produto tende a proporcionar experiência de uso satisfatória e eficiente, e poderá impactar positivamente os conhecimentos de crianças e jovens em relação à TB, de modo a reduzir o estigma, favorecer a autoestima, promover o tratamento correto da doença e difundir informações sobre a doença em nível comunitário.

Palavras-chave

Tuberculose pediátrica. Materiais didáticos. Design thinking. Design centrado no usuário. Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Cláudio Viola da Silva, Andréa Santos, Adriana Moreira, Cleber Castro, Lorrayne Gonçalves, Afrânio Kritski, Valéria Machado, Anna Cristina Calçada Carvalho