57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico de Leptospirose no Estado do Pará nos anos de 2015 a 2020.

Introdução

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Leptospira, transmitida a partir do contato com a urina de roedores, bovinos, suínos e cães infectados. No Brasil, essa doença é endêmica, no entanto, apresenta picos de notificação em períodos com alto índice pluviométrico, representando a sazonalidade da doença, principalmente, em áreas com precárias condições socioeconômicas e sanitárias.

Objetivo(s)

Caracterizar o perfil epidemiológico da leptospirose no estado do Pará, nos anos de 2015 a 2020.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo de caráter observacional, descritivo e transversal. Foram utilizados dados secundários de banco de dados de domínio público, coletados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação. Na realização da coleta de dados, foram especificados da série histórica de 2015 a 2020. Assim, foram analisados os casos confirmados no estado do Pará, de acordo com o sexo, a faixa etária e o município de notificação.

Resultados e Conclusão

O número total de casos da doença no período analisado foi de 769 casos. Observou-se que as notificações anuais de leptospirose aumentaram progressivamente até o ano de 2019, ao analisar a série temporal estudada até o ano de pico da infecção, verificou-se um acréscimo de 15,03% nos casos confirmados durante esses anos. Por outro lado, no ano de 2020, notou-se uma tendência oposta aos períodos de análise já verificados, ou seja, neste ano, houve uma redução significativa de 54,94% das notificações confirmatórias de leptospirose no Estado Pará, quando comparada ao ano anterior. Em relação ao mês dos primeiros sintomas, verificou-se que os meses de fevereiro e março, correspondem ao pico de infecção da doença devido às chuvas intensas. Quanto aos municípios mais prevalentes, foi possível avaliar que 51,16% dos casos totais eram da região metropolitana de Belém. Por fim, verificou-se as maiores proporcionalidades dessa enfermidade em pessoas do sexo masculino, representando 77,01 % dos casos e a faixa etária de 20 a 30 anos foi a mais acometida, com cerca de 41,58% do total.
A redução de casos de leptospirose exige um monitoramento adequado para que a doença apresente um controle efetivo. Ademais, a questão sazonal deve ser analisada para evidenciar o maior risco de infecção decorrente da abundância de chuvas no estado no período do inverno amazônico.

Palavras-chave

Leptospirose; Monitoramento Epidemiológico; Epidemiologia; Leptospira; Pará.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Bruna Eduarda Veras da Silva, Ana Paula das Mercês Costa Xerfan Negrão, Cláudio Henrique Simões Neto, Pedro Henrique Silvera de Sousa, Waltair Maria Martins Pereira