57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico da Febre maculosa no estado de Minas Gerais no período de 2016 a 2020.

Introdução

A febre maculosa (FM) é uma doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsi e transmitida ao ser humano pela picada de carrapatos infectados do gênero Amblyoma. No Brasil o vetor mais associado à doença é o Amblyomma cajennense, popularmente conhecido como carrapato estrela, um parasito de equídeos e capivaras, que funciona como reservatório da bactéria.

Objetivo(s)

O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil epidemiológico da Febre Maculosa no estado de Minas Gerais, no período de 2016 a 2020.

Material e Métodos

Sendo assim, foi estimada a taxa de letalidade da FM e calculada as proporções de notificações segundo as seguintes variáveis: Idade, sexo, evolução, ambiente de infecção, região de notificação. Os dados foram extraídos pelo período de 2016 a 2020, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Resultados e Conclusão

No período analisado, foram informados 1045 casos de FM no Brasil. Desses, 254 (24,30%) foram notificados no estado de Minas Gerais. A faixa etária mais afetada foi de 40 a 60 anos, totalizando 33,86% dos incidentes. Os homens lideraram em número de casos, atingindo 75,2%. O ambiente domiciliar teve maior número de infecções totalizando 31,5%. A maioria dos casos (45,67%) predominou na região do centro de Minas Gerais. Os dados referentes a cura apresentam 56,69%, enquanto a taxa de letalidade foi de 31,49%. Conclui-se que os casos mais ocorrentes são nos homens com faixa etária de 40 a 60 anos, isso pode estar relacionado com o meio de trabalho rural, em que são mais suscetíveis a infecção. Deve-se destacar a quantidade de casos na região central, que é significativamente maior do que as demais, necessitando de uma atenção especial dos gestores de saúde pública. Esses resultados são essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento da doença, bem como para estabelecer prioridades na epidemiologia da doença.

Palavras-chave

Febre Maculosa; Epidemiologia; Minas Gerais

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Saulo Nascimento de Melo, Gabriel Rabelo Fonseca, Júlia Bebiano Corrêa, Ronaldo Salvino Neto, Lívia Carolina Andrade Figueiredo