57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Análise genômica e ultraestrutural de novos Bacillus spp bioprospectados no Estado de Pernambuco com atividade larvicida para mosquitos

Introdução

O controle populacional de mosquitos vetores como Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus é imprescindível para interromper o ciclo de transmissão de alguns patógenos por eles transmitidos. Bactérias do gênero Bacillus spp. já são utilizadas no controle destes mosquitos pela sua ação inseticida específica, além de serem ambientalmente sustentáveis. Todavia, uma dificuldade encontrada é a seleção de resistência em campo. A análise de novas linhagens de bactérias entomopatógenas que possam ser utilizadas no manejo da resistência é uma importante etapa de estudo para o aprimoramento dos programas de controle vetorial.

Objetivo(s)

O presente projeto teve por objetivo avaliar, comparativamente, as características genômicas e ultraestruturais de novos isolados de Bacillus spp. formadores de esporos, bioprospectados no estado de Pernambuco, com excelente atividade larvicida para Culex quinquefasciatus.

Material e Métodos

Para isto foram conduzidas a montagem, predição de genes e anotação das sequencias completas dos genomas de oito isolados bacterianos, obtidos por sequenciamento de nova geração. Para as análises ultraestruturais, sedimentos bacterianos esporulados foram preparados para microscopia eletrônica de transmissão e de varredura.

Resultados e Conclusão

As análises genômicas revelaram que alguns isolados (I5A9, E12003, I2A3, I19A36, I20A39) são filogeneticamente mais próximos do Lysinibacillus sphaericus (Ls) e outros (I4A7, I6A16, I19A38) mais próximos do Bacillus thuringiensis (Bt). Novas toxinas Cry-like e novas associações de toxinas Cry-like com a toxina binária (BinA, BinB) foram identificadas nos genomas de algumas cepas. A exemplo, uma nova composição de toxina Cry foi identificada no isolado I5A9 que possui genes com polimorfismos específicos para a toxina bin tipo 1 e genes para toxinas Cry similares às toxinas Cry48Aa/Cry49Aa presentes na linhagem de LsIAB59 de alta toxicidade. As cepas E12003, I2A3, I19A36, I20A39 possuem genes bin tipo 2 idênticos aos da cepa Ls2362 de alta toxicidade e a cepa I19A36 apresentou em sua composição novas toxinas Cry-like adicionais a bin que precisam ser melhor investigadas. As análises ultraestruturais revelaram semelhanças entre as cepas quanto as características correspondentes ao gênero Bacillus, visualização de endosporos com cristais tóxicos similares aos exemplos conhecidos para L. sphaericus e para B. thuringiensis. Esses isolados apresentam potencial biotecnológico para novas formulações larvicidas.

Palavras-chave

Genomas; Bactérias entomopatogênicas; Cristais tóxicos;

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Túlio Campos, Marcelo Soares Barros, Brena Belfort, Cássia Docena, Abigail Miranda, Antônio Pereira Neves, João Pitta, Antônio Mauro Rezende, Osvaldo Pompílio de Melo Neto, Cláudia Maria Fontes Oliveira, Tatiany Patrícia Romão