57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO PARÁ ENTRE 2007 E 2021

Introdução

Introdução: Acidentes com animais peçonhentos são uma emergência clínica frequente em vários países tropicais, principalmente nos campos e áreas rurais de países da América Latina, África, Ásia e Oceania. Os envenenamentos por animais peçonhentos e suas consequências são um problema de Saúde Pública em muitos países causando milhares de mortes no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), sensível com a gravidade desse tipo de acidente e o crescente avanço do processo de urbanização ocupando regiões de mata, incluiu o ofidismo na lista de Doenças Tropicais Negligenciadas em 2009. Na região Norte, o Pará é o Estado com maior número de notificações desses acidentes.

Objetivo(s)

Objetivo: Analisar o número de acidentes com animais peçonhentos em Santa Maria do Pará entre os anos de 2007 e 2021

Material e Métodos

. Material e Métodos: Foram solicitados dados para Secretária de Saúde do município de Santa Maria do Estado do Pará, referente aos acidentes com animais peçonhentos entre os anos de 2007 e 2021, atendidos no Hospital da Ordem Terceira e dados do Sistema de Informações sobre Agravos de Notificação (SINAN).

Resultados e Conclusão

Resultados: Foram atendidos 135 pacientes por acidentes com animais peçonhentos no período analisado. No ano de 2018, ocorreu a maior frequência de casos 13,3%, seguido de 11,85% em 2020 e cerca de 11% no ano de 2021. Em relação a soroterapia, 89,7% dos pacientes realizaram o tratamento, somente 10,3% não o fizeram. Além disso, dos acidentes registrados a taxa de cura foi de 72,6%. De acordo com a gravidade dos acidentes, 60% (81) pacientes apresentaram sintomas leves, 22% (30) moderado e 3,7% (5) forma grave. Ademais, acidentes com serpente é o mais frequente, sendo 80,7% casos notificados. Em segundo lugar, escorpião com 11,8% (16) pacientes, 2,9% (4) acidentes com aranha e 2,2% (3) envolvendo abelhas. Fato que não corresponde a tendência nacional, já que a maior parte dos casos são com escorpiões.Conclusão: Percebe-se que durante o período analisado, acidentes com serpentes tiveram maior prevalência comparado com os demais no município de Santa Maria e que, grande parte dos casos notificados realizaram a soroterapia, culminando em altas taxas de cura. Tais resultados podem ser utilizados para realizar programas de educação na comunidade para reforçar as formas de prevenção e o tratamento adequado.

Palavras-chave

Palavras-chaves: Ofidismo; Picadas; Soroterapia

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Francisco Cleiton de Queiroz Batista Queiroz Batista, Debora Evelyn Ferreira Silva Ferreira Silva, Rossela Damasceno Caldeira Damasceno Caldeira