57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO PARÁ ENTRE 2007 E 2021

Introdução

Introdução: Acidentes com animais peçonhentos são uma emergência clínica frequente em vários países tropicais, principalmente nos campos e áreas rurais de países da América Latina, África, Ásia e Oceania. Os envenenamentos por animais peçonhentos e suas consequências são um problema de Saúde Pública em muitos países causando milhares de mortes no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), sensível com a gravidade desse tipo de acidente e o crescente avanço do processo de urbanização ocupando regiões de mata, incluiu o ofidismo na lista de Doenças Tropicais Negligenciadas em 2009. Na região Norte, o Pará é o Estado com maior número de notificações desses acidentes.

Objetivo(s)

Objetivo: Analisar o número de acidentes com animais peçonhentos em Santa Maria do Pará entre os anos de 2007 e 2021

Material e Métodos

. Material e Métodos: Foram solicitados dados para Secretária de Saúde do município de Santa Maria do Estado do Pará, referente aos acidentes com animais peçonhentos entre os anos de 2007 e 2021, atendidos no Hospital da Ordem Terceira e dados do Sistema de Informações sobre Agravos de Notificação (SINAN).

Resultados e Conclusão

Resultados: Foram atendidos 135 pacientes por acidentes com animais peçonhentos no período analisado. No ano de 2018, ocorreu a maior frequência de casos 13,3%, seguido de 11,85% em 2020 e cerca de 11% no ano de 2021. Em relação a soroterapia, 89,7% dos pacientes realizaram o tratamento, somente 10,3% não o fizeram. Além disso, dos acidentes registrados a taxa de cura foi de 72,6%. De acordo com a gravidade dos acidentes, 60% (81) pacientes apresentaram sintomas leves, 22% (30) moderado e 3,7% (5) forma grave. Ademais, acidentes com serpente é o mais frequente, sendo 80,7% casos notificados. Em segundo lugar, escorpião com 11,8% (16) pacientes, 2,9% (4) acidentes com aranha e 2,2% (3) envolvendo abelhas. Fato que não corresponde a tendência nacional, já que a maior parte dos casos são com escorpiões.Conclusão: Percebe-se que durante o período analisado, acidentes com serpentes tiveram maior prevalência comparado com os demais no município de Santa Maria e que, grande parte dos casos notificados realizaram a soroterapia, culminando em altas taxas de cura. Tais resultados podem ser utilizados para realizar programas de educação na comunidade para reforçar as formas de prevenção e o tratamento adequado.

Palavras-chave

Palavras-chaves: Ofidismo; Picadas; Soroterapia

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Autores

Francisco Cleiton de Queiroz Batista Queiroz Batista, Debora Evelyn Ferreira Silva Ferreira Silva, Rossela Damasceno Caldeira Damasceno Caldeira