57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

MORTALIDADE EM CRIANÇAS COM PNEUMONIA NO PARÁ NO PERÍODO DE 2012 E 2021: perfil epidemiológico

Introdução

A pneumonia mostra-se a principal causa de morte em menores de 5 anos nos países em desenvolvimento. A etiologia geralmente está relacionada a Listeria monocytogenis, Streptococcus agalactiae e bacilos gram-negativos.

Objetivo(s)

Descrever o perfil epidemiológico de crianças internadas com Pneumonia que evoluíram a óbito, no estado do Pará, Brasil, no período de
2012 a 2021.

Material e Métodos

Estudo transversal, de abordagem quantitativa, descrevendo os dados de crianças entre 0 a 14 anos, internadas com pneumonia e que evoluíram a óbito entre janeiro de 2012 e dezembro de 2021. Os dados foram coletados na bases do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistemas de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH), cujo registro é de responsabilidade da Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA) dos municípios do estado do Pará.

Resultados e Conclusão

Nos 10 anos analisados foram notificados o total de 104.080 internações e 428 casos de óbitos por pneumonia na faixa etária de 0 a 14 anos, sendo 67,28% na idade de 1 a 4 anos, 18,92% nos de 5 a 9 anos e 13,8% entre 10 a 14 anos. Além disso, a maior incidência de óbito após internação foi no grupo com idade de 1 a 4 anos, representando 0,38% dos casos. O sexo masculino teve uma frequência de 53,5%. Em relação a região metropolitana, na capital Belém a frequência dos casos foi de 38,32% , enquanto que na região não metropolitana a frequência dos casos de óbitos foi de 52,3% , e na cidade de Santarém de 9,34%, demonstrando uma diferença entre a capital e as outras regiões. Quando se verifica a prevalência por sexo nas diferentes regiões, observa-se a mesma tendência do que ocorre no Estado como um todo, sendo o sexo masculino o mais acometido, tanto em Belém (50,6%) como nas regiões não metropolitana (55,6%), exceto na cidade de Santarém onde a maior prevalência foi nas crianças do sexo feminino (55%). Em relação ao agente etiológico, não foi possível determinar, uma vez que esses dados não estavam disponíveis, assim como as informações de comorbidades. A pneumonia ainda continua sendo uma importante causa de óbito em crianças paraenses principalmente na faixa etária de 1 e 4 anos de idade e no sexo masculino. Mostrando a necessidade de se implementar políticas públicas de prevenção, principalmente na atenção primária, com ênfase no aumento da cobertura vacinal contra influenza, pneumococo, Haemophilus influenzae.

Palavras-chave

Pneumonia; Mortalidade Infantil; Epidemiologia.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Thaísa Corrêa Araújo, Vanessa Kemilly Gomes Lima, Luan Moraes Ferreira, Gabriella Lima Dilly, Ícaro Breno Rodrigues da Silva, Ilga Milla Chaves Silva, Brenda Elane Souza Vara, Ney Fonseca Da Costa Junior, Cirley Maria de Oliveira Lobato