57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

CURA EM ABORDAGEM TÉRMICA DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR EM PACIENTE DIABÉTICO COM ÚLCERA DE LONGA DURAÇÃO: relato de caso

Objetivos(s)

Relatar o caso de um paciente diabético de 48 anos com úlcera vegetante crônica de longa duração e diagnóstico recente de leishmaniose tegumentar, que apresentou resposta terapêutica e cura após cauterização cirúrgica realizada durante procedimento para diagnóstico, sem necessidade de terapia farmacológica sistêmica posterior.

Relato do Caso

Paciente referindo há 9 anos lesão única em perna direita após ferimento por espinho de planta, que evoluiu para úlcera vegetante com progressão para região anterior da perna direita. Após primeira biópsia inconclusiva, foi encaminhado para realização de nova biópsia com coleta de múltiplas amostras, sendo realizado, no mesmo tempo cirúrgico, desbridamento e cauterização da ferida. Após procedimento, apresentou melhora clínica significativa com repitelização de mais de 50% da lesão inicial. Depois da confirmação de leishmaniose tegumentar por imunohistoquímica, optou-se por segunda abordagem cirúrgica para cauterização das bordas. Com a segunda abordagem, evoluiu com repitelização completa da área, mantendo-se sem recidiva após 90 dias de seguimento.

Conclusão

Tendo em vista os efeitos adversos dos fármacos indicados para tratamento de leishmaniose cutânea, é pertinente a busca por outras medidas terapêuticas. A termoterapia vem sendo descrita como alternativa viável, com resultados satisfatórios. Este trabalho apresenta o caso de paciente com contraindicação relativa para principais opções de tratamento sistêmico e com lesão de longa duração, de pior prognóstico para cura, que evoluiu com resposta terapêutica satisfatória com uso de termoterapia local.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Thaísa Corrêa Araújo, Vanessa Kemilly Gomes Lima, Luan Moraes Ferreira, Ilga Milla Chaves Silva, Yasmin Azevedo de Souza, Apollo Vinicius Fernandes Neves, João Guilherme Pontes Lima Assy