57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL MOLECULAR DE CEPAS DE VÍRUS INFLUENZA CIRCULANTES NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO BRASIL

Introdução

A gripe tem como agente etiológico o vírus influenza e caracteriza-se por ser uma infecção respiratória aguda, autolimitada e de fácil transmissibilidade, acometendo cerca de 5 a 10% da população mundial anualmente.

Objetivo(s)

Neste estudo objetivou-se caracterizar geneticamente as cepas de vírus influenza circulantes nas regiões Norte e Nordeste no período de novembro 2021 a junho 2022.

Material e Métodos

Para isso, foi realizado o sequenciamento do genoma completo por amplicon dos vírus Influenza A e B utilizando o sistema de sequenciamento de nova geração através da plataforma NextSeq Illumina®. As sequencias obtidas foram montadas e alinhadas com cepas de referência obtidas no NCBI utilizando o software Geneious V.10.2.6.

Resultados e Conclusão

No período analisado foram sequenciadas 125 amostras, destas 92,8% (116) foram positivas para Influenza A (H3N2) e 7,2% (9) positivas para Influenza B. A análise genômica demonstrou que 100% das amostras sequenciadas para o vírus influenza A (H3N2) pertenceram ao clado 3C.2a1b.2a.2, geneticamente relacionado a cepa A/Darwin/6/2021-like e para o vírus Influenza B verificou-se que todas as amostras pertenciam a linhagem Victoria, clado V1A.3a.2 que possui a substituição N150K geneticamente relacionado a cepa B/Austria/1359417/2021 (V.1A.3a.2). No período analisado, as amostras de Influenza B foram detectadas somente no Estado do Pará. Todas as cepas circulantes foram compatíveis geneticamente com as cepas recomendadas para composição vacinal quadrivalente e trivalente do hemisfério sul em 2022. Com a inserção do SARS-CoV-2 no cenário epidemiológico mundial teve-se uma diminuição na detecção e conhecimento genômico acerca do vírus influenza nos anos de 2021 e 2022, logo, os dados encontrados nesta investigação enfatizam a importância da contínua vigilância epidemiológica dos vírus influenza, além disso, os resultados aqui apresentados podem embasar medidas de controle, prevenção, melhor apreciação vacinal e manejo dos casos de influenza na região investigada em estações subsequentes.

Palavras-chave

Vigilância virológica. Infecção respiratória. Gripe.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

Wanderley Dias Chagas Junior, Amanda Mendes Silva, Luana Soares Barbagelata, Jessylene Almeida Ferreira, Rayssa Layna Silva Bedran, Jedson Ferreira Cardoso, Kenny Costa Pinheiro, Delana Andreza Melo Bezerra, Izabela Oliveira Pinheiro, Luana Silva Soares Farias, Mirleide Cordeiro Santos