57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇÃO SOROLÓGICA PARA COVID-19 EM DOADORES DE SANGUE DE MATO GROSSO DO SUL, BRASIL

Introdução

A COVID-19 é uma síndrome respiratória aguda grave infecciosa, causada pelo vírus SARS-CoV-2. Inicialmente descoberta em Wuhan, na China, em dezembro de 2019, mediante ao aparecimento de vários casos de uma pneumonia desconhecida. Foi considerada pandemia devido à sua alta disseminação, o que se tornou um desafio para a saúde pública de vários países. No Brasil, o primeiro caso da doença foi confirmado em São Paulo, em fevereiro de 2020 e, logo o país apresentou um aumento exponencial no número de casos e de óbitos.

Objetivo(s)

Objetivou-se estimar a soroprevalência de anticorpos contra Sars-CoV-2 na população de doadores de sangue da Hemorrede do estado do Mato Grosso do Sul - Hemosul.

Material e Métodos

Os doadores foram selecionados por amostragem de conveniência para participarem do projeto e, após consentimento, a pesquisa de anticorpo anti-Sars-CoV-2 IgM e IgG utilizando o kit TR DPP® COVID-19 IgM/IgG, foi realizada de fevereiro a julho de 2021. No momento da triagem de rotina, foi realizada a punção digital na ponta de seu dedo com uma lanceta, sendo posteriormente o sangue colhido com auxílio de uma alça coletora descartável, e colocado na plataforma do teste sorológico para análise.

Resultados e Conclusão

O estudo foi composto por 2440 doadores de sangue voluntários. A prevalência geral de anticorpos foi 25,9% (632/2440): somente IgM compreendeu 3,6% dos resultados positivos, somente IgG foi 73,4% e IgM+IgG foi 22,9%. Entre os participantes, 56% eram homens e 44% mulheres. Desse total, 6% eram compostos por jovens (até 19 anos), 92% por adultos (entre 20 e 59 anos) e apenas 2% eram idosos (acima de 60 anos). Cerca de 29% dos participantes já estavam vacinados contra a Covid-19, sendo 28,8% (202/702) desses apresentaram IgG reagente, o que faz sentido, tendo em vista o período de realização das atividades que se deram em concomitância ao início da vacinação populacional. Orientações sobre medidas de prevenção não farmacológicas contra o SARS-CoV-2 foi fornecida aos participantes, visando a redução da transmissão da doença, a intensificação do isolamento de infectados e, consequentemente, a redução do número de casos confirmados e óbitos. Por fim, com a realização desse projeto foi possível promover a testagem em população assintomática para SARS-CoV-2, sendo uma fonte considerável de transmissão e, colaborar com a vigilância em saúde, possibilitando o incentivo e o fomento de ações públicas de prevenção e controle diante dos diferentes cenários vistos nesta pandemia.

Palavras-chave

Sars-CoV-2; doadores; soroprevalência

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Yunna Cristynne Silva, Júlia de Mendonça Favacho, Camila Maria dos Santos, Rudielle de Arruda Rodrigues, Jaire Marinho Torres, Valter dos Santos Cuenca, Marana Soares Martins, Eduardo de Castro Ferreira, Gláucia Elisete Barbosa Marcon, Alexsandra Rodrigues de Mendonça Favacho