Dados do Trabalho
Título
Transmissão de malária humana no município de Belém, estado do Pará.
Introdução
A malária, doença de ocorrência subtropical e tropical, é causada por protozoários do gênero Plasmodium e transmitida pela picada do mosquito fêmea do gênero Anopheles. A vigilância da malária no Brasil, principalmente em municípios e em localidades que estão em redução ou onde não ocorre a transmissão autóctone da doença, exige detecção oportuna de casos na área e rápida reação da vigilância. Contudo, os estados possuem áreas receptivas para malária, ou seja, possuem o mosquito anofelino. Sendo assim, a presença de humanos infectados na área é capaz de desencadear surtos de malária, reestabelecendo a transmissão autóctone onde já não havia transmissão. O estado do Pará é um dos 9 estados que contribuem com os registros, estando nos últimos cinco anos entre os três estados com maior número de casos.
Objetivo(s)
Desta forma, o objetivo do presente estudo foi analisar dados de malária humana registrados em Belém no período de 2003 a 2022 e a da presença de mosquitos vetores.
Material e Métodos
Para tal foram notificados 11.282 casos de malária no município alvo do estudo, sendo 2.379 (21,06%) autóctones, 6.697 (59,36%) importados de outros municípios e 2.209 (19,57%) importados de outros países. Quanto ao agente causador, 9.969 (88,36%) eram por P. vivax, 1.032 (9,14%) P. falciparum, 279 (2,47%) por P. vivax/P. falciparum (infecção mista) e os 2 restantes por P. malariae. Quantos aos mosquitos, no mesmo período, foi registrada a presença de espécies vetoras de malária, como Anopheles darlingi e An. aqusalis.
Resultados e Conclusão
Portanto, embora o município de Belém não seja reconhecido atualmente como área de transmissão de malária, o mesmo apresenta risco de ressurgimento da doença devido a presença de espécies vetores importantes e ao movimento populacional constante, incluindo pessoas oriundas de área de transmissão ativa. Baseados no perfil apresentado, sugere-se ações de vigilância de saúde e realização de estudos entomológicos.
Palavras-chave
Malária; Plasmodium; vetores; transmissão.
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Yan Carvalho da Silva, Ana Cecília Feio dos Santos, Everton Lucas de Castro Viana, Cristian Renata Machada Soares, Luiz Alberto Gonçalves Lobo, Hélio Augusto Corrêa da Silva Junior, Izis Mônica Carvalho Sucupira, Marinete Marins Póvoa