57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

COMPREENSÃO E ACEITAÇÃO ENTRE TRABALHADORES DE SAÚDE E PACIENTES EM RELAÇÃO AO USO DE TESTES QUANTITATIVOS DE G6PD ANTES DE PLASMODIUM VIVAX RADICAL CURE (QualiTRuST STUDY)

Introdução

A percepção da população sobre um problema de saúde é o fator chave para a construção e aceitação de medidas de controle e prevenção. O estudo QualiTRuST tem como objetivo observar a participação da comunidade na implementação de um teste de G6PD e tafenoquina (TQ), ouvindo profissionais de saúde e pacientes com malária, consolidando seus comentários e fornecendo-os aos responsáveis pela implementação.

Objetivo(s)

Compreender os fatores que influencia o uso de novas ferramentas para tratamento e eliminação da malária por P. vivax no sistema de saúde e em comunidades afetadas pela doença no Brasil.

Material e Métodos

A abordagem adotada no estudo de campo foi a pesquisa qualitativa rápida, com o objetivo de atingir os profissionais de saúde e pacientes em seu ambiente de trabalho e domicílio, respectivamente. Os dados do estudo foram coletados entre 1º de novembro e 4 de dezembro de 2021, quando foram realizadas todas as entrevistas em profundidade (IDIs) e grupos focais (GFs).

Resultados e Conclusão

Foram realizados 41 EPs e 2 GFs com pacientes e profissionais de saúde, totalizando 102 participantes. A maioria dos PSs relatou que o TQ representa um avanço significativo para a cura da malária e citaram a redução de comprimidos ingeridos pelo paciente e o menor tempo de tratamento como seus principais benefícios, contribuindo para melhor adesão ao tratamento e redução do abandono do tratamento. A embalagem do TQ foi outro aspecto positivo pois traz uma sensação de confiança nos pacientes e, em alguns casos, a embalagem ajudou a armazenar e diferenciar melhor os medicamentos (CQ de TQ). De modo geral, nas duas cidades, os profissionais que atuam diretamente no diagnóstico da malária compreenderam a importância do processo de implantação e de testagem. No entanto, a maioria dos HPs associou o teste de G6PD ao tratamento apenas com TQ para prevenção de hemólise, ignorando o teste de G6PD como benefício para outros tratamentos. Percebeu-se que muitos pacientes não compreendiam a necessidade do teste de G6PD e, também, que os pacientes tinham informações incompletas ou incorretas sobre o teste de G6PD. A prática de orientar os pacientes, portanto, visa reduzir a confusão entre profissionais e pacientes, e desenvolver confiança por meio de maior transparência em relação aos exames aos quais o paciente será submetido. O QualiTRuST mostrou que há mais percepções positivas em relação à implementação da TQ do que para o teste G6PD, sobretudo entre os profissionais de saúde

Palavras-chave

G6PD, Malária, tafenoquina, pesquisa qualitativa

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Mena Bianca Ferreira Paiva, Alicia Patrine Cacau Santos, Evellyn Antonieta Tomé Rondo, Felipe Queiroz Rocha, Ana Paula Silva Oliveira, Hiran Sátiro Souza Gama, Rafaela Nunes Davila, Marcelo Augusto Mota Brito, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, Felipe Leão Gomes Murta