57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Avaliação de miRNAs circulantes na toxoplasmose gestacional

Introdução

A toxoplasmose causada por Toxoplasma gondii é uma doença cosmopolita. Quando a infecção ocorre durante a gestação (toxoplasmose gestacional), os parasitas podem infectar o feto via placenta, causando severas malformações neonatais caracterizando uma das formas clínicas mais importantes da toxoplasmose, a forma congênita. Estudos recentes mostram que os miRNAs, pequenos RNAs não codificadores de proteínas, exercem um importante papel na regulação da expressão gênica. Entretanto, os mecanismos regulatórios envolvidos durante a toxoplasmose gestacional ainda permanecem desconhecidos.

Objetivo(s)

Investigar a expressão de cinco miRNAs importantes no contexto da infecção (miR-146a, miR-21, miR-125b, miR-148a e miR-144) em plasma de pacientes com toxoplasmose gestacional e comparar os resultados com os encontrados em plasma de indivíduos soronegativos para a toxoplasmose.

Material e Métodos

Foram analisadas 68 amostras de plasma divididas em dois grupos: pacientes com toxoplasmose gestacional e indivíduos soronegativos para a toxoplasmose. Após a extração e síntese de cDNA, a expressão de miR-146a, miR-21, miR-125b, miR-148a e miR-144 foram determinadas por qPCR e os valores foram expressos em Quantificação Relativa (RQ) (2-CT).

Resultados e Conclusão

miR-146a, miR-21 e miR-125b foram mais expressos em gestantes com médias de RQ de 2.7 em miR-146a, 2.2 para o miR-21 e 1.3 para o miR-125b em comparação ao grupo controle negativo. Já miR-148a e miR-144 tiveram expressão menor em comparação ao grupo controle negativo com médias de RQ de 0.6 e 0.8 respectivamente. miR-146a controla a infecção pela produção de IFN-γ/Th1. Já miR-21 regula IL-10 e TNF-α e sua alta expressão se relaciona com resolução da inflamação e resposta pró-inflamatória, interferindo na produção de TNF-α. miR-125b está relacionado à produção de TNF-α e promove a ativação da resposta de IFN-γ. miR-148a tem sido relatado como um importante modulador de doenças inflamatórias, estando relacionado com a ativação da via NF-κB e TGF-β. miR-144 inibe a expressão de TLR2 e pode suprimir a produção de citocinas inflamatórias.Sendo assim, futuros estudos serão conduzidos para a correlação da resposta imune das pacientes analisadas diante dos níveis de miRNAs encontrados, a fim de avaliar miRNAs extracelulares como promissores biomarcadores da infecção.

Palavras-chave

toxoplasmose gestacional, miRNA, expressão gênica, biomarcadores
Agências Financiadoras: FAPESP (2020/14783-0), CAPES.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Ingrid de Siqueira Pereira, Francieli Marinho Carneiro, Marta Marques Maia, Allecineia Bispo da Cruz, Ricardo Gava, Cinara Cássia Brandão de Mattos, Luiz Carlos de Mattos, Vera Lucia Pereira-Chioccola, Cristina da Silva Meira-Strejevitch