57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

DISCORIA PERMANENTE ASSOCIADA À INFECÇÃO POR HERPES SIMPLEX VIRUS I – Um relato de caso no interior da Amazônia

Objetivos(s)

Relatar um caso de discoria permanente associada à um quadro infeccioso de HSV I em uma paciente com lúpus eritematoso sistêmico atendida na Atenção Primária à Saúde em um município no interior da Amazônia.

Relato do Caso

B.C.G, 41 anos, sexo feminino compareceu à Unidade Básica de Saúde com queixa de turvação visual e irritação no olho direito (OD) há 2 semanas. Ao exame físico observou-se discoria com pupila “em fenda oblíqua” e diminuição da acuidade visual à direita, com a presença de cílios de Barré e hipomimia à direita compatível com paralisa facial periférica, sendo realizada a solicitação de exames laboratoriais e encaminhamento para avaliação pelo oftalmologista, realizada após 5 dias. O exame da lâmpada em fenda revelou a existência de íris com atrofia às 8 e às 11 horas, bem como sinequia anterior às 11 horas, sugestionando cicatrização após processo infeccioso recente na câmara anterior. Os exames laboratoriais apontaram IgM para HSV I reagente com índice de 2,0 e IgG para HSV I reagente com índice de 30,0. Considerando o quadro clínico, o exame físico e exames laboratoriais foi sugerido o diagnóstico de discoria ocasionada por sinequia em câmara anterior do olho direito formada após um processo infeccioso por HSV I, optando-se por conduta expectante. Para o quadro de paralisia de Bell foi realizado prednisona 60 mg/dia por uma semana. A paciente evoluiu com resolução completa da paralisia facial e recuperação progressiva da acuidade visual, embora a discoria tenha permanecido sem remissão após 1 ano de seguimento.

Conclusão

Nota-se a ocorrência de uma manifestação oftalmológica rara após infecção por HSV I, reforçando a importância da expansão de pesquisas acerca do diagnóstico e manejo das complicações desta patologia, especialmente em pacientes com graus de imunossupressão. Ademais, reforça-se a partir do relato a importância da existência de uma rede integrada de atenção à saúde para a construção de um entendimento amplo acerca dos processos de saúde e doença atendidos pelo Sistema Único de Saúde.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

Vanessa Kemilly Gomes Lima, Luan Moraes Ferreira, Thaísa Corrêa Araújo, Cirley Maria de Oliveira Lobato