57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO DAS NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS RECEBIDAS PELO CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL, 2021

Introdução

Objetivo(s)

Analisar as notificações compulsórias de Doenças, Agravos ou Eventos (DAE) de importância para Saúde Pública, recebidas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte (CIEVS-RN) no ano de 2021.

Material e Métodos

Utilizou-se o banco de dados de notificações recebidas pelo CIEVS-RN referente ao ano 2021, no qual se verificou o quantitativo de registros recebidos, bem como sua distribuição temporal, oportunidade, forma de comunicação, fonte da informação e tipo de DAE notificado. Para análise, utilizou-se Excel e dashboard produzido pela equipe CIEVS-RN.

Resultados e Conclusão

Durante o ano de 2021, o CIEVS-RN recebeu 7.718 notificações compulsórias de DAE de interesse para Saúde Pública, o que corresponde a uma média de, aproximadamente, 643 notificações por mês e 21 por dia. A maioria das DAE foi notificada ao CIEVS-RN via e-mail (96,2%) e de forma oportuna (65,6%), ou seja, em um prazo de até 24 horas a partir do seu conhecimento. Dentre as DAE notificadas, 577 (7,47%) são de notificação imediata (DAEI) e 376 foram registradas em até 24 horas. Os meses com maior número de registros foram março (1.300), abril (1.300) e maio (1.000). As principais DAE registradas foram: óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG (81,8%), Violência Sexual e Tentativa de Suicídio (4,1%), Acidente de Trabalho Grave (2,2%), Violência doméstica e/ou outras violências (2,2%), Eventos Adversos Pós Vacina Grave ou óbito pós vacinação (1,8%), Acidente por Animal Peçonhento (1,5%), Reinfecção Covid-19 (1,1%), Atendimento Anti-rábico Humano (1,0%), Doença Neuroinvasiva por Arbovírus (0,7%), dentre outras. Os Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) foram responsáveis por 82,4% das notificações realizadas ao CIEVS-RN. Conclui-se que a maioria das notificações são realizadas ao CIEVS-RN oportunamente e através da rede hospitalar. Os canais de comunicação, disponíveis 24 horas por dia, favorecem a comunicação com o CIEVS-RN. Apesar da obrigatoriedade, observa-se necessidade de melhoria quanto à notificação oportuna de DAEI. Em decorrência da pandemia da Covid-19, houve um crescimento exponencial de notificações de óbitos relacionados à doença, no entanto, observa-se também rotineiramente casos de violência, em especial sexual e tentativa de suicídio, bem como de Acidente de Trabalho Grave, reforçando a necessidade de medidas de Saúde Pública voltadas para essas e outras situações registradas no Rio Grande do Norte.

Palavras-chave

Notificação, Monitoramento Epidemiológico, Saúde Pública.

Área

Eixo 14 | Outros

Autores

Maria Suêly Lopes Correia Pereira, Ximenya Glauce da Cunha Freire Lopes, Marcos Sergio de Araújo Guerra, Stella Rosa de Sousa Leal, Valeska Daliane Souto de Souza, Renata Olívia Gadelha Romero, Vivianne Fernandes de Medeiros, Thiago Emmanuel Araújo dos Santos, Maria de Lima Alves, Ana Edimilda Amador, Maria Antoniêta Delgado Marinho