57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

COINFECÇÃO TUBERCULOSE E HIV EM FORTALEZA-CE: ESTUDO DESCRITIVO, 2012 A 2021

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa que acomete principalmente o trato respiratório do indivíduo e é considerada um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Por ser uma doença que atinge o sistema imunológico, com o surgimento da Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS/HIV) a TB passou a apresentar uma ameaça maior à saúde, uma vez que a coinfecção é responsável por alterar a epidemiologia, evolução e prognóstico da doença. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos casos de coinfecção Tuberculose e HIV em Fortaleza-Ce no período de 2012 a 2021.

Objetivo(s)

Descrever o perfil epidemiológico dos casos de coinfecção Tuberculose e HIV em Fortaleza-Ce no período de 2012 a 2021.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal descritivo, realizado por meio do levantamento de dados das notificações de Tuberculose do Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN). Realizou-se a análise dos casos com ano de diagnóstico de 2012 a 2021, sendo caracterizado o público com informação de testagem para HIV e resultado positivo. Foi utilizada a ferramenta de tabulação TabWin para apresentação de frequência absoluta e relativa. As variáveis adotadas foram: sexo (masculino e feminino), faixa etária (0 a 9 anos, 10 a 19, 20 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59, 60 a 69, e 70 ≥ anos), desfecho (cura, óbito, abandono de tratamento, sem informação).

Resultados e Conclusão

Foram notificados 1.581 casos de coinfecção TB/HIV, representando uma média de 15,2% da amostra total (10.647). Entre os casos de coinfecção 72,9% eram de pacientes do sexo masculino. Dividindo a amostra em grupos conforme a faixa etária, temos uma predominância de casos nos pacientes entre 30 a 39 anos, estes respondem por 33% dos pacientes em todo o período. Analisando o tipo de desfecho, observamos que 24% dos pacientes abandonaram o tratamento antes do término, e que a taxa de cura foi de 40% para essa população. Um total de 330 óbitos (20,9%) foram observados em pacientes com coinfecção TB/HIV, sendo que 9,4% ocorreram por complicações diretas da Tuberculose (Óbito TB). O perfil epidemiológico dos casos de coinfecção de Tuberculose e HIV/Aids é caracterizado pela prevalência em homens, na faixa etária de 30 a 39 anos. O percentual de cura e a elevada taxa de abandono de tratamento refletem o desafio da assistência e da vigilância ao paciente de tuberculose coinfectado com o HIV.

Palavras-chave

Estudos Transversais; Tuberculose; HIV; Epidemiologia; Coinfecção

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Andressa Lima Alves, Francisca Juelita Gomes, Antônio Silva Lima Neto, Patricia Pereira Lima Barbosa, Ana Maria Peixoto Cabral Maia