57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO FITNESS DE Anopheles darlingi ALIMENTADOS EM ANIMAIS IMOBILIZADOS POR CONTENÇÃO QUÍMICA E FÍSICA

Introdução

Um dos desafios para o estabelecimento e a manutenção de uma colônia de mosquitos é adaptação das fêmeas à fonte de repasto sanguíneo, além disso, o método de contenção para a alimentação pode influenciar o processo de produção em massa de mosquitos.

Objetivo(s)

Avaliar o fitness de mosquitos Anopheles darlingi alimentados em Oryctolagus cuniculus (coelho) e Gallus gallus (galinha doméstica), imobilizados por contenção química e física.

Material e Métodos

Este projeto foi submetido e aprovado pelo CEUA. Os animais foram imobilizados de duas formas: por contenção química através da administração de Ketamina (35mg/kg para coelho; 75mg/kg para galinha) e Xilazina (5mg/kg para coelho; 6mg/kg para galinha), e por contenção física. Cada animal, contido quimicamente e fisicamente, foi oferecido por 15 minutos a 100 mosquitos de 3-5 dias de idade da colônia de An. darlingi da Plataforma de Produção e Infecção de Vetores da Malária – PIVEM – Fiocruz Rondônia, para a alimentação sanguínea. Os experimentos foram repetidos cinco vezes, sendo analisados os seguintes parâmetros biológicos dos mosquitos de cada grupo experimental: taxa de ingurgitamento, sobrevivência, número de ovos por fêmea, eclosão larval e taxa de pupação. Os dados obtidos foram registrados em planilha Excel e, analisados através do software GraphPad Prism 8.0 com test t não pareado, com nível de significância de p < 0,05.

Resultados e Conclusão

Fêmeas de An. darlingi alimentadas nos animais anestesiados e contidos fisicamente não apresentaram diferenças significativas na produção de mosquitos adultos segundo os parâmetros analisados (p > 0,05). Com exceção da média da taxa de ingurgitamento que foi maior entre as fêmeas alimentadas em coelho anestesiado (80,6; SEM ±1,65) do que fêmeas alimentadas em coelho contido fisicamente (72,6; SEM ± 0,31) (test t = 4.764; df = 6; p = 0,0031). Embora a contenção química de coelhos pareça ser mais eficaz para garantir uma maior proporção de fêmeas ingurgitadas, ambos os métodos de contenção, em ambos os animais, resultaram na produção de mosquitos viáveis para manutenção da colônia e experimentos da plataforma. Sendo assim, a escolha do método aplicado para a alimentação da colônia de An. darlingi deverá considerar a viabilidade do animal anestesiado a longo prazo. Este estudo contribui para uma maior compreensão a respeito das formas de contenção selecionadas para repasto de An. darlingi em laboratório, e disponibiliza dados para estudos futuros.

Palavras-chave

fonte sanguínea, Anopheles darlingi, colônia, repasto.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

José Daniel Costa Pontual, Alice Oliveira Andrade, Najara Akira Costa Santos, Maisa Silva Araújo, Jansen Fernandes Medeiros