57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Exposição de mosquitos fêmeas de Anopheles darlingi a antimaláricos para bloqueio de transmissão de Plasmodium vivax

Introdução

Diferentes estudos e estratégias para auxílio do controle da malária estão sendo baseados no bloqueio de transmissão do parasita no mosquito vetor, visando as primeiras fases de desenvolvimento do Plasmodium no mosquito.

Objetivo(s)

Avaliar a ação de antimaláricos no bloqueio total de transmissão da malária vivax em Anopheles darlingi por meio de ensaio de contato direto.

Material e Métodos

Para a realização dos ensaios de contato direto, foi utilizado a metodologia de Paton et al. (2019). Foram utilizados os antimaláricos atovaquona (ATQ), primaquina (PQ), cloroquina (CQ), mefloquina (MQ) e tafenoquina (TQ), utilizando 25 fêmeas de An. darlingi para cada grupo experimental e controle. Os mosquitos foram expostos por 60 minutos antes da infecção (60m.a.i). Em seguida foi realizado o Direct Membrane-Feeding Assays – DMFA com amostras de sangue de pacientes infectados com Plasmodium vivax++, com substituição do plasma por soro AB+ inativado. As dissecções do intestino foram realizadas no 7° dia após a infecção. Para as análises dos dados, foram considerados somente os controles com prevalência > 80%. A prevalência de infecção foi analisada pelo teste Ꭓ2 e intensidade de oocistos por Mann-Whitney. A partir dos antimaláricos que bloquearam a transmissão com 60m.a.i, deu-se seguimento às seguintes formas de exposição de 6 minutos: i) exposição antes da infecção (6m.a.i); ii) exposição 24 horas antes da infecção (24h.a.i), e iii) exposição 12 horas depois da infecção (12h.d.i.).

Resultados e Conclusão

Os antimaláricos testados obtiveram as seguintes prevalências de infecção para 60m.a.i: ATQ (0%), CQ (97,26%), MQ (96,67%), PQ (93,10%) e TQ (95,92%). O antimalárico ATQ foi o único que eliminou o P. vivax em exposição 60m.a.i. A partir disso, somente o ATQ seguiu para as demais exposições. Houve reduções significativas na prevalência de infecção do grupo ATQ na exposição de 6m.a.i. (26.67%), 24h.a.i (23.21%) e 12h.d.i (43.75%) comparados com o grupo controle (p < 0.0001).
Plasmodium vivax foram completamente eliminados em mosquitos fêmeas expostas ao ATQ por 60m.a.i. com redução da prevalência de infecção em 6m.a.i., 24h.a.i. e 12h.a.i. Desta forma, este estudo demonstra ser um bom modelo experimental para estudos de bloqueio de transmissão do plasmódio no principal vetor da malária humana na região Amazônica.

Palavras-chave

Bloqueio de transmissão, Exposição de mosquitos, Anopheles darlingi, Controle vetorial, DMFA.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Jessica Evangelista Araujo, Alice Oliveira Andrade, Jansen Fernandes Medeiros, Carolina Bioni Garcia Teles, Maisa da Silva Araujo