57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Identificação de composto sintético com atividade in vitro anti-Trypanosoma cruzi

Introdução

A doença de Chagas é uma infecção potencialmente fatal causada pelo Trypanosoma cruzi. Estimam-se cerca de 7 milhões de pessoas infectadas no mundo, a maioria na América Latina. Nifurtimox e benznidazol são os medicamentos disponíveis, mas suas eficácias variam amplamente, dependendo da fase e origem geográfica da infecção, além de causarem potenciais efeitos adversos. Neste contexto, através da triagem in vitro prévia de diferentes substâncias sintéticas análogas de compostos tiazólicos e nitroaromáticos, dentre outros potenciais agentes tripanocidas, identificou-se e foi explorado neste trabalho a atividade anti-T.cruzi do derivado heterocíclico tiazólico RN99.

Objetivo(s)

Avaliar a atividade in vitro do composto RN99 contra as diferentes formas evolutivas do Trypanosoma cruzi.

Material e Métodos

Utilizando-se a cepa Y do T. cruzi, o IC50 do RN99 contra formas epimastigotas foi determinado por ensaio colorimétrico da resazurina, após incubação por 72 h em BOD a 28 oC. A toxicidade para células de mamífero (linhagem LLC-MK2, proveniente de rim de Macaca mulatta) foi medida, também por resazurina, após 72 h de incubação em estufa com atmosfera de 5% de CO2. Os ensaios contra formas amastigotas e tripomastigotas metacíclicas foram realizados em placas preparadas com e sem células, respectivamente, incubadas em estufa de CO2. A determinação do IC50 para tripomastigotas foi realizada a partir da contagem em câmera de Neubauer, dos parasitos vivos, após 24 h de incubação e o IC50 para amastigotas foi determinado por qPCR após 96 h de incubação das células previamente infectadas.

Resultados e Conclusão

RN99 induziu 100% de mortalidade em formas epimastigotas do T. cruzi na concentração de 100 μM, com IC 50 = 16,8+6,3 e IC 50 = 66,9+7,7 para células LLC-MK2. Os ensaios contra tripomastigotas e amastigotas apresentaram IC50= 4,2+1,3 e IC50=21,6+16,1, respectivamente, correspondendo aos índices de seletividade de 15,7 e 3,1 ao se considerar as respectivas doses 50% efetivas para tripomastigotas e amastigotas, em relação às células LLC-MK2.
Os resultados deste trabalho apontam a substância sintética RN99 como uma molécula promissora para avanço dos estudos em modelo murino da doença de Chagas experimental.

Palavras-chave

Trypanosoma cruzi, qPCR, resazurina, amastigotas, tripomastigotas, epimastigotas.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

LUCIENE Silva Souza MEIRA, Gilson Faria, Fernanda Oliveira Silva, Ana Caroline Zampiroli Ataide, Janete Soares Coelho Santos, Renata Barbosa Oliveira, Sérgio Caldas