57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Identificação de composto sintético com atividade in vitro anti-Trypanosoma cruzi

Introdução

A doença de Chagas é uma infecção potencialmente fatal causada pelo Trypanosoma cruzi. Estimam-se cerca de 7 milhões de pessoas infectadas no mundo, a maioria na América Latina. Nifurtimox e benznidazol são os medicamentos disponíveis, mas suas eficácias variam amplamente, dependendo da fase e origem geográfica da infecção, além de causarem potenciais efeitos adversos. Neste contexto, através da triagem in vitro prévia de diferentes substâncias sintéticas análogas de compostos tiazólicos e nitroaromáticos, dentre outros potenciais agentes tripanocidas, identificou-se e foi explorado neste trabalho a atividade anti-T.cruzi do derivado heterocíclico tiazólico RN99.

Objetivo(s)

Avaliar a atividade in vitro do composto RN99 contra as diferentes formas evolutivas do Trypanosoma cruzi.

Material e Métodos

Utilizando-se a cepa Y do T. cruzi, o IC50 do RN99 contra formas epimastigotas foi determinado por ensaio colorimétrico da resazurina, após incubação por 72 h em BOD a 28 oC. A toxicidade para células de mamífero (linhagem LLC-MK2, proveniente de rim de Macaca mulatta) foi medida, também por resazurina, após 72 h de incubação em estufa com atmosfera de 5% de CO2. Os ensaios contra formas amastigotas e tripomastigotas metacíclicas foram realizados em placas preparadas com e sem células, respectivamente, incubadas em estufa de CO2. A determinação do IC50 para tripomastigotas foi realizada a partir da contagem em câmera de Neubauer, dos parasitos vivos, após 24 h de incubação e o IC50 para amastigotas foi determinado por qPCR após 96 h de incubação das células previamente infectadas.

Resultados e Conclusão

RN99 induziu 100% de mortalidade em formas epimastigotas do T. cruzi na concentração de 100 μM, com IC 50 = 16,8+6,3 e IC 50 = 66,9+7,7 para células LLC-MK2. Os ensaios contra tripomastigotas e amastigotas apresentaram IC50= 4,2+1,3 e IC50=21,6+16,1, respectivamente, correspondendo aos índices de seletividade de 15,7 e 3,1 ao se considerar as respectivas doses 50% efetivas para tripomastigotas e amastigotas, em relação às células LLC-MK2.
Os resultados deste trabalho apontam a substância sintética RN99 como uma molécula promissora para avanço dos estudos em modelo murino da doença de Chagas experimental.

Palavras-chave

Trypanosoma cruzi, qPCR, resazurina, amastigotas, tripomastigotas, epimastigotas.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

LUCIENE Silva Souza MEIRA, Gilson Faria, Fernanda Oliveira Silva, Ana Caroline Zampiroli Ataide, Janete Soares Coelho Santos, Renata Barbosa Oliveira, Sérgio Caldas