Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ESTUDANTES DE BIOMEDICINA DA FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM EM RELAÇÃO A PANDEMIA DE COVID 19
Introdução
Entre o final de dezembro de 2019 e o começo de janeiro de 2020, a OMS foi informado de uma série de casos de uma suposta pneumonia desconhecida cujo agente patológico viria a ser descoberto como um novo vírus da família dos Coronavírus, sendo chamado de SARS-CoV-2, um vírus de RNA (β-CoVs) causador da doença conhecida como Covid-19.
Objetivo(s)
O presente trabalho tem como objetivo identificar o perfil epidemiológico dos estudantes do curso de Biomedicina da faculdade Estácio de Belém frente a pandemia de Covid-19.
Material e Métodos
Foi realizado um estudo quantitativo envolvendo os alunos do curso de Biomedicina do turno matutino e noturno das modalidades presencial e semipresencial. Este estudo foi feito através da coleta de dados em um questionário elaborado na plataforma Google Forms, contendo 10 perguntas objetivas e 5 discursivas. Este questionário foi aplicado de maneira virtual, inserido nos grupos de WhatsApp que os alunos utilizam para comunicação e envio de informações sobre o curso e foram registradas 97 respostas.
Resultados e Conclusão
De acordo com os dados obtidos, verificamos que a maioria dos alunos do curso de Biomedicina é composta por mulheres (90,7%), cuja faixa etária varia dos 17 aos 56 anos. Destes, 94,6% são moradores da região metropolitana de Belém. Entre os discentes, 68% contraíram Covid nos últimos 2 anos, sendo que 27,8% comprovaram por teste, sendo válido ressaltar que 75% dos contaminados pertencem a faixa etária entre 17 e 36 anos. Do total de alunos que tiveram covid, 40,2% apresentaram algum sintoma. Entre os sintomas relatados, os três principais foram: algum grau de disgeusia (74,7%), febre (68,4%) e hiposmia (65,8%). A maioria dos discentes afirmou ter se tratado em casa (97,5%) e ter utilizado algum tipo de medicamento como a azitromicina (51,9) Foi possível observar também que do total de alunos, 96,9% se vacinaram e 55,9% tomaram até a 3ª dose.
Os resultados permitiram constatar a faixa etária mais acometida pela doença entre os estudantes, principais sintomas, tratamento, uso de medicamentos e vacinação. Com os resultados foi possível caracterizar o perfil dos estudantes que desenvolveram a doença e entender diferentes variáveis que a doença envolve. Novos estudos durante e a após a pandemia devem avançar no entendimento da disseminação da doença como forma de conscientizar os alunos e a população em geral.
Palavras-chave
Covid, Perfil Epidemiológico, Estudantes
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
Lucas Leon Vulcão do Nascimento, Kaylany Crystina Aquino Nascimento, Ana Luiza Carvalho Sidônio, Layza Gabrielly Silva de Oliveira, Maria Thayná dos Santos Cardoso, Shirley Cristina Ribeiro Ferreira, Natalle do Socorro da Costa Freitas