57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Análise descritiva dos casos positivos por covid-19 em viajantes internacionais notificados via Ponto Focal Nacional pelo Regulamento Sanitário Internacional do Brasil

Introdução

A globalização, a universalização das transações comerciais e a reconfiguração das fronteiras geopolíticas permitiram uma maior integração entre os países e, consequentemente, um aumento na circulação internacional de pessoas, favorecendo a disseminação de doenças, como a covid-19. Segundo o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), a comunicação internacional de informações é realizada por um Ponto Focal Nacional (PFN). No Brasil, a Secretaria de Vigilância em Saúde é o PFN-RSI e designou o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) como unidade operacional.

Objetivo(s)

Descrever os casos positivos por covid-19 em viajantes internacionais notificados via PFN-RSI do Brasil.

Material e Métodos

Estudo transversal dos casos positivos por covid-19 recebidos pelos Estados Membros e enviados pelo PFN-RSI do Brasil, entre 1º de junho de 2021 e 31 de maio de 2022. A comunicação do PFN-RSI é realizada por meio eletrônico e, posteriormente, toda notificação é registrada em planilha. Os dados foram extraídos e exportados para o Microsoft Excel® e estratificados pela origem e semana epidemiológica (SE) da notificação.

Resultados e Conclusão

No período, foram enviadas 101 notificações e recebidas 514 notificações de casos de covid-19 em viajantes internacionais. Com relação às notificações enviadas, observa-se um aumento no número de casos positivos de covid-19 de viajantes estrangeiros em território nacional nas SE 01/2022 (n=15), SE 03/2022 (n=13) e SE 04/2022 (n=10). Nas notificações recebidas, nota-se um aumento no número de casos positivos de covid-19 de viajantes brasileiros no exterior entre as SE 01 e 07/2022, atingindo o pico de notificações na SE 02/2022 (n=48). O período de aumento corresponde a terceira onda de infecções, causada pela variante Ômicron. O PFN-RSI do Brasil realizou maior número de comunicações aos PFN-RSI do Chile (6,9%) e da Argentina (5,0%). Das 101 notificações enviadas, 20,8% correspondiam a navios fundeados na costa brasileira com tripulantes estrangeiros. O Estado Membro que mais comunicou casos positivos por covid-19 ao PFN-RSI do Brasil foi o Japão (32,3%), seguido dos Estados Unidos (13,8%). A comunicação oportuna durante eventos de interesse internacional é parte essencial e indispensável de qualquer resposta a uma situação que possa afetar a saúde individual e coletiva e que exige a adoção de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos ou agravos à saúde pública.

Palavras-chave

Regulamento Sanitário Internacional; Comunicação; Saúde do Viajante.

Área

Eixo 05 | Imunizações/ Saúde do viajante

Autores

Otto Henrique Nienov, Rebeca Cristine Campos Martins, Ariadine Kelly Pereira Rodrigues Francisco, Janaína Sallas