57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Detecção de vírus específico de mosquitos em Aedes albopictus (Diptera: Culicidae) no Brasil.

Introdução

Os vírus específicos de mosquitos replicam-se em células de artrópodes, não tendo a mesma capacidade em células de mamíferos. As aplicações dos vírus específicos de mosquitos ainda estão em investigação, mas acredita-se que algumas estejam relacionadas ao potencial de controlar ou impedir a infecção das células do mosquito por arbovírus, à redução da sobrevivência e/ou fertilidade dos mosquitos e também à possibilidade de vacinas. O mosquito Aedes albopictus é encontrado em áreas tropicais, subtropicais e de clima temperado no mundo, sendo importante transmissor de vários arbovírus. No Brasil, é apontado como um vetor potencial dos vírus dengue, Zika, chikungunya e da febre amarela. Vírus específicos de mosquitos em Ae. albopictus têm sido estudados e esta espécie parece apresentar um viroma central estável: Phasi Charoen-like phasivirus, Hubei mosquito virus 2 e Wenzhou sobemo−like virus 4 já foram reportados nesse vetor, por exemplo.

Objetivo(s)

Descrever a primeira detecção do Wenzhou sobemo like-virus 4 em Ae. albopictus no Brasil.

Material e Métodos

Os mosquitos adultos foram coletados em dois parques urbanos da cidade de São Paulo, usando aspirador manual elétrico, entre 2018 e 2020. Os adultos foram identificados, separados em pools, considerando sexo, estação do ano, ano e local de captura e armazenados em freezer -80°C. Após extração e tratamento do material genético, foi realizada a técnica de metagenômica SMART (Switching mechanism at 5’ end of RNA Template) -9n. A biblioteca foi preparada e sequenciada pela plataforma MinIon - Oxford Nanopore. Os dados gerados foram analisados e classificados no banco de dados MiniKraken2_v1_8GB Kraken 2.

Resultados e Conclusão

Foram identificadas reads para o Wenzhou sobemo like-virus 4 em três pools de fêmeas de Ae. albopictus. Após o mapeamento e a visualização contra o genoma de referência do Wenzhou sobemo-like virus 4, foi gerada a sequência consenso. Wenzhou sobemo like-virus 4 pertence ao gênero unclassified RNA viruses ShiM-2016, tendo os invertebrados como principais hospedeiros . Esta é a primeira detecção do Wenzhou sobemo like-virus 4 em populações de mosquitos da América Latina. Mais estudos sobre o viroma de mosquitos, principalmente em vetores de arbovírus, precisam ser realizados, para melhor compreender a interação entre vírus específicos de mosquitos e arbovírus, além de outras aplicações.

Palavras-chave

Vírus específico de mosquito, Vetores, Aedes albopictus, Metagenômica

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Pâmela dos Santos Andrade, Ian Nunes Valença , Lícia Natal Fernandes , Marta Ribeiro e Silva Heinisch , Esmenia Coelho Rocha , Ester Cerdeiro Sabino , Tamara Nunes Lima-Camara