57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE TESTES SOROLÓGICOS PARA A DETECÇÃO DE ANTICORPOS ANTI-SARS-COV-2 NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ITAMOARI NO MUNÍCIPIO DE CACHOEIRA DO PIRIÁ, PARÁ.

Introdução

Com o advento da pandemia causada pelo SARS-CoV-2 o diagnóstico preciso da infecção desempenha papel importante para identificar indivíduos infectados, monitorar a infecção, realizar rastreamento de contato e mitigar a propagação do patógeno.

Objetivo(s)

Avaliar e comparar dois testes distintos de diagnóstico para COVID-19 na comunidade quilombola de Itamoari no munícipio de Cachoeira do Piriá, considerando o desempenho do teste rápido em relação ao teste sorológico.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo de corte transversal, em abril de 2021, com amostragem de 97 indivíduos sem diagnóstico prévio de COVID-19 residentes da comunidade de Itamoari no munícipio de Cachoeira do Piriá, estado do Pará. Foi coletado 4 mL de sangue total de cada participante para realização do teste rápido utilizando o kit Panbio™ Covid-19 IgG/IgM Antibody Rapid Test (ABBOT, Jane, Germany) com especificidade de 94,0% e sensibilidade de 95% e após a centrifugação foi separado o plasma para a realização de ensaio de imunoabsorção enzimática - ELISA para a detecção de anticorpos IgG anti-SARS-CoV-2 (EUROIMMUN/ Especificidade 99,6% e sensibilidade 94,4%). Para as análises de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo (VPP) e valor preditivo negativo (VPN), entre os testes rápido e ELISA, foi utilizado o programa Microsoft Office Excel. O teste de concordância Kappa foi realizado no BioStat (versão 5.0).

Resultados e Conclusão

O teste rápido em comparação ao teste sorológico obteve sensibilidade de 18,9% e uma alta especificidade de 97,7%, apresentando uma concordância de 54,6% (kappa = 0,15; p= 0,0051), o VPP foi de 90,9% e o VPN 50%. O teste rápido não apresentou desempenho satisfatório para triagem, por apresentar baixa sensibilidade, o que dificulta rastreio, principalmente, dos casos assintomáticos de COVID-19.

Palavras-chave

COVID-19; TESTES SOROLÓGICOS; TRIAGEM.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Keise Adrielle Santos Pereira, Wandrey Roberto dos Santos Brito, Bernardo Cintra dos Santos, Aline Cecy Rocha de Lima, Felipe Teixeira Lopes, Carlos Neandro Cordeiro Lima, Maria Karoliny da Silva Torres, Andrea Nazaré Monteiro Rangel da Silva, João Farias Guerreiro, Antonio Carlos Rosário Vallinoto, Rosimar Neris Martins Feitosa