57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

A CIRCULAÇÃO DA RICKETTSIA RICKETTSII INDICADA POR ANIMAIS SENTINELA NA SERRA DO CIPÓ

Introdução

O agente causador da febre maculosa em humanos e outros vertebrados, a bactéria intracelular Rickettsia rickettsii é encontrada em todas as Américas. Esta bactéria é transmitida por carrapatos infectados. Em cães infectados com R. rickettsii é possível observar sinais comuns da infecção como febre, anorexia, letargia, anemia e trombocitopenia. A sorologia reagente para R. rickettsii é relatada também em cavalos, porém a patologia causada pela mesma nesses animais ainda é desconhecida. Cães e cavalos desempenham um papel importante na epidemiologia da FMB, podendo ser considerados sentinelas para circulação de R. rickettsii.

Objetivo(s)

O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da vigilância laboratorial das amostras sorológicas desses animais, que atuam como sentinela da Febre Maculosa na Serra do Cipó, no estado de Minas Gerais.

Material e Métodos

Este estudo descritivo foi conduzido pelo Laboratório Central de Saúde Pública - FUNED, no primeiro semestre de 2022. Foram analisadas amostras por sorologia de cães e cavalos na Serra do Cipó, pela metodologia de imunofluorescência indireta.

Resultados e Conclusão

Foram avaliadas 60 amostras de cães e 46 amostras de cavalos, com resultado reagente em 19 amostras de cães e 29 amostras de cavalos (considerando o título de corte >1:64). A circulação de R. rickettsii foi confirmada com prevalências altas de 0,32 e 0,48 para cães e cavalos, respectivamente.
Esta região pode ser considerada como de potencial risco de transmissão da doença em seres humanos e outros animais. Isso demonstra um alto risco de surgimento de casos humanos e a manutenção do ciclo de infecção de carrapatos e animais vertebrados amplificadores. O estudo prévio possibilita a tomada de medidas profiláticas adequadas e de vigilância epidemiológica da Febre Maculosa.

Palavras-chave

Palavra chave: Febre maculosa, Rickettsia rickettsii, Sentinela

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

ANA IRIS LIMA DURÉ, FILIPE PEREIRA SILVA, VICENZO SOARES BLASO, GISLENE F.S.R. FOURNIER, VANESSA MIRANDA REIS, GRAZIELA TOLESANO-PASCOLI, DIEGO G RAMIREZ, MARCOS VINICIUS FERREIRA SILVA