57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ENTENDIMENTO SOBRE A PANDEMIA E VACINAÇÃO DA COVID-19 ENTRE HABITANTES DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, PARÁ

Introdução

A maior pandemia até então registrada do século XXI, ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2, considerado potencialmente grave e com alto nível de transmissibilidade, gerou grandes modificações em relação ao conhecimento da sociedade sobre vacinas e medidas de controle e prevenção. Atualmente, sabe-se que o número de óbitos por Covid-19 é de aproximadamente 669.530 pessoas no Brasil, e no Estado do Pará as mortes chegam a um total aproximado de 18.442 indivíduos.

Objetivo(s)

Obter dados em relação aos comportamentos e crenças dos habitantes de Castanhal em relação ao contexto de isolamento social e o índice de aceitação da vacina contra a Covid-19.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo transversal, do tipo pesquisa de opinião pública, com moradores do município de Castanhal, Pará, e com idade igual ou superior a 18 anos. A coleta de dados ocorreu por intermédio de um formulário digital, disponibilizado em junho de 2022, o qual mostrou percentuais a respeito da aceitação e das crenças em relação à vacina contra a Covid-19 e os comportamentos durante a pandemia.

Resultados e Conclusão

A pesquisa foi realizada com 153 moradores do município, dos quais, 98% afirmaram ter recebido a vacina contra a Covid-19 e 49,3% destes, até a terceira dose. 91,3% afirmaram confiar no isolamento social como forma de prevenção e controle da pandemia e 85% não tiveram medo ou dúvidas sobre a eficácia da vacinação. Constatou-se também, que 87,4% não tiveram familiares com diagnóstico positivo da doença, porém 52,3% dos entrevistados testaram positivo. Além disso, a ansiedade e o estresse foram comuns a 72,8% dessas pessoas, somado a isso, 54% e 66,7% não fizeram uso dos medicamentos azitromicina e ivermectina, respectivamente, durante o período pandêmico. Ademais, a respeito do uso de máscaras atualmente, 43,7% informaram usar apenas em locais obrigatórios, 13,9% não utilizam, 31,8 % usam em lugares aglomerados e o restante utiliza sempre. Nesse sentido, pode-se concluir que os resultados apontam para a relevância da divulgação de informações sobre a Covid-19 nos diversos meios, pois os participantes mostram-se informados sobre prevenção e tratamento no cenário pandêmico.

Palavras-chave

Coronavírus, Imunização, Castanhalenses.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Natália Magalhães Silva, Cloudo Luiz Colares de Carvalho Júnior, Rossela Damasceno Caldeira