Dados do Trabalho
Título
Análise descritiva da vigilância das infecções fúngicas relacionadas a COVID-19 notificadas ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS)
Introdução
Desde o início da pandemia de covid-19, doenças oportunistas têm-se associado aos casos de covid-19. A ocorrência de infecções fúngicas são um exemplo deste tipo de co-infecção e, considerando o seu impacto sobre a gravidade da doença e o aumento da demanda nos sistemas de saúde, faz-se necessária à sua vigilância.
Objetivo(s)
Descrever os casos suspeitos de infecções fúngicas relacionados à covid-19 notificados ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) após a implementação do modelo de vigilância.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo transversal, de caráter descritivo, dos casos suspeitos de infecções fúngicas (candidemia, aspergilose invasiva ou mucormicose) relacionadas à covid-19 notificados ao CIEVS Nacional, no primeiro trimestre de 2022. Considera-se caso aquele indivíduo com diagnóstico de covid-19 que, durante a fase aguda da doença ou após o período de convalescença, desenvolva candidemia, aspergilose invasiva ou mucormicose. Os casos foram notificados através do Formulário de Notificação Imediata de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública. Os dados foram extraídos e analisados no Microsoft Excel®.
Resultados e Conclusão
No período do estudo, foram notificados 23 (vinte e três) casos suspeitos de infecções fúngicas relacionados à covid-19. A idade média dos casos suspeitos era de 60,7 anos, predominantemente no sexo masculino (60,9%), residentes em zona urbana (82,7%). A infecção por covid-19 foi confirmada em 73,9% dos casos e, 73,9% encontravam-se vacinados com pelo menos uma dose. A infecção predominante foi de candidemia (47,8%), seguido de aspergilose invasiva (34,8%) e mucormicose (17,4%). Aproximadamente 70% (n=16) dos casos encontravam-se internados no momento da notificação e 17,4%(n=4) tiveram como desfecho óbito. Sendo assim, o desenho do perfil epidemiológico das infecções fúngicas relacionadas à covid-19 potencializam e subsidiam as estratégias de vigilância, alerta e resposta oportuna para determinar o tratamento adequado e fortalecer as práticas de vigilância epidemiológica.
Palavras-chave
Infecções fúngicas; Mucormicose; Aspergilose, Candidemia; covid-19.
Área
Eixo 12 | Infecções causadas por fungos
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Ariadine Kelly Pereira Rodrigues Francisco, Otto Henrique Nienov, Rebeca Cristine Campos Martins, Janaína Ariadine Sallas