57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

UM PANORAMA DA INCIDÊNCIA DE ZIKA VÍRUS EM MULHERES POR MUNICÍPIO DE RESIDÊNCIA, NO ESTADO DO PARÁ.

Introdução

Objetivo(s)

Analisar em qual faixa etária houve maior incidência de Zika Vírus em mulheres, por município de residência, no Estado do Pará durante o período de 2017 a 2021.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo e transversal sobre os casos de Zika Vírus em mulheres, de 0 a 80 anos, residentes no Pará. Os dados foram coletados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação da plataforma do Datasus (SINAN), no qual as variáveis analisadas foram sexo, idade, município de residência e ano de incidência.

Resultados e Conclusão

O estudo observou um total de 2.400 casos, sendo que 42,8% dos registros ocorreram no ano de 2017. Os dados demonstraram uma estimativa de incidência média anual no Pará de 11,1 casos / 100 mil habitantes femininos, sendo maior em 2017 (24,5 casos / 100 mil habitantes femininos) e que gradualmente foi diminuindo até 2021 (3,2 / 100 mil habitantes femininos). A Faixa Etária com maior número de casos foi a de 20 a 39 anos (52,4%), uma idade reprodutiva, o que problematiza a patologia ainda mais. Os municípios com mais casos foram Belém (12,8%), Santarém (8,0%) e Ananindeua (6,1%). Além disso, a incidência média estimada anual em Ananindeua foi de 10,4 casos / 100 mil habitantes femininos e em Santarém foi de 24,7 casos / 100 mil habitantes femininos, demonstrando que este último registrou um aumento de 122,5 % quando comparado com o Estado do Pará. No período do estudo, a incidência de Zika Vírus é bem evidente no Estado do Pará, com frequência principalmente nos municípios com elevado desenvolvimento urbano, sendo a capital Belém com o maior número de casos notificados. Ademais, observou-se que mulheres em idade reprodutiva são as mais acometidas pelo agravo. Diante disso, percebe-se a necessidade de campanhas com abordagem de prevenção e controle da doença em unidades de saúde pública, para efetivo manejo na assistência acerca dessa problemática.

Palavras-chave

Zika vírus; mulheres; município de residência.

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Autores

Joyce Ruanne Correa da Silva, Gabriela Feijão Freitas Pereira, Diego Rayan Teixeira de Sousa, Mayra Olivia Printes Matos, Amanda Cristina de Oliveira Colares, Juarez de Souza, Giovana Andreia Gibbert de Souza