57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS EM GESTANTES QUE RESIDEM NO BAIXO AMAZONAS: UM RECORTE DE 5 ANOS

Introdução

Objetivo(s)

Analisar o perfil epidemiológico da sífilis em gestantes que residem no Baixo Amazonas no período de 2017 a 2021.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, transversal e retrospectivo do perfil epidemiológico das gestantes com sífilis confirmada e notificada, que residem no Baixo Amazonas, segundo unidade federativa de pré-natal, nos últimos 5 anos (2017 a 2021). Tais informações encontram-se disponíveis no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), onde foi realizada a extração dos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Foram utilizadas as variáveis: classificação clínica, faixa etária, raça e escolaridade das gestantes. Os dados foram tabulados pelo software Microsoft Excel 2019.

Resultados e Conclusão

Durante o presente estudo, observaram-se 1046 casos de sífilis em gestantes. Segundo a classificação clínica, as fase latente (19,12)% e primária (48,56%) compreendem a maioria dos casos. Foram detectados, também, 76 e 81 casos nas fases secundária e terciária, respectivamente, além de 181 casos sem delimitação precisa do estágio da doença. Quanto à escolaridade, nota-se a incidência de 39,58% dos casos em gestantes de ensino fundamental, 40,15% em ensino médio e 3,35% em ensino superior. A faixa etária demonstra um predomínio dos casos em gestantes entre 15 a 39 anos, com 96,84%, porém destacam-se a ocorrência de 12 casos entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Quanto à raça, a população autodeclarada parda apresenta-se como grupo de relevância exacerbada para a ocorrência de sífilis gestacional, com 86,8% dos casos totais. A ocorrência de sífilis no estado gestacional encontra-se elevada no período estudado em relação aos anos anteriores. Portanto, verifica-se a grande relevância no conhecimento do perfil epidemiológico dessa enfermidade para, com isso, promover ações em saúde pública com condutas de tratamento direcionadas de acordo com a fase da doença e com orientações de prevenção ao público de maior recorrência. Dessa maneira, procura-se mitigar a gravidade desse cenário, tendo em vista o grande número de casos ignorados sem a devida limitação do estágio patológico.

Palavras-chave

Sífilis, gestantes, perfil epidemiológico, Baixo Amazonas.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Amanda Botelho Pereira , Gabriela Feijão Freitas Pereira, Monnik Zanella Fabian, Ana Késsia Asevedo Aguiar, Ney Fonseca Da Costa Junior, Juarez de Souza, Giovana Andreia Gibbert de Souza