57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO RETROSPECTIVO DOS TIPOS DE ENTRADA DE PACIENTES COM TUBERCULOSE POR ANO DE DIAGNÓSTICO E FAIXA ETÁRIA, NO ESTADO DO PARÁ.

Introdução

Objetivo(s)

Averiguar o padrão de entrada dos pacientes com confirmação laboratorial de tuberculose no Sistema de Saúde do Estado do Pará.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, com ênfase na análise de dados acerca do perfil de entrada dos pacientes com tuberculose no Estado do Pará. Para tanto, foi utilizado o método transversal e retrospectivo, a partir de elementos coletados pela plataforma Datasus - SINAN - no período de 2018 a 2021, incluindo os tipos de entrada: casos novos, recidivas, reingressos após abandono, transferências, pós óbitos e motivos desconhecidos. Os critérios para análise foram a faixa etária, considerando as idades menores de 1 ano até 80 anos ou mais, as raças: branca, parda, preta, amarela e indígena, e o ano do diagnóstico da doença.

Resultados e Conclusão

Foram observados um total de 13230 casos, com destaque para os Casos Novos (83,2%), o Reingresso após Abandono (7,6%) e as Recidivas (5,6%), demonstrando uma necessidade de melhora no tratamento e no planejamento em saúde, objetivando reduzir o abandono e as recidivas (13,2%). Ademais, a faixa etária de maior incidência foi de 20 a 39 anos (49,5%), seguida da faixa etária de 40 a 59 anos (27,7%). Desse modo, a faixa etária com maior frequência foi aquela em idade produtiva, tornando o cenário ainda mais complicado, pois são pessoas que acabam passando períodos sem trabalhar ou produzir em decorrência da doença. A raça mais frequente foi a Parda (76,2%), se justificando, já que é a raça com maior prevalência no Pará. Assim sendo, é necessário que ações em saúde pública sejam desenvolvidas, principalmente para a população com plena capacidade produtiva, com o intuito de promover conhecimento acerca da doença e de como evitá-la, além de um tratamento que seja eficaz e com menores taxas de abandono e de recidivas.

Palavras-chave

Tuberculose; tipos de entrada; faixa etária; ano de diagnóstico.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Gabriela Feijão Freitas Pereira, Diego Rayan Teixeira de Sousa, Eduarda Zottele Silva, Vanessa Rafaela Michels, Juarez de Souza , Giovana Andreia Gibbert de Souza