57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Positividade para Covid-19 no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal

Introdução

Uma maneira mais eficaz e oportuna de monitorar a epidemia de covid-19 é calcular a proporção de notificações positivas (positividade) no tempo. A positividade dos testes RT-PCR é preditor de tendências da epidemia, por se tratar do padrão-ouro para diagnóstico de infecção por SARS-CoV-2.

Objetivo(s)

O objetivo foi avaliar o banco de dados Trakcare, sistema onde é armazenado as informações do prontuário de pacientes no DF, em busca de mensurar a positividade dos exames RT-PCR para SARS-CoV2, a fim de determinar a qualidade do banco, por meio da representatividade e da oportunidade.

Material e Métodos

Estudo transversal, descritivo e retrospectivo, com avaliação de dados secundários, compreendendo pacientes com RT-PCR detectável para Covid-19, realizados no LACEN DF, entre os anos de 2020 a 2021.

Resultados e Conclusão

Foram realizados 435.164 exames, com 133.240 casos de covid-19 confirmados por RT-PCR. A mediana de positividade foi 28%, indicando que a pandemia ainda não está sob controle. Duas ondas epidêmicas no DF caracterizaram-se com picos de 43,0% em 2020 e 40,4% em 2021. O tempo de liberação do resultado apresentou mediana 1,56 dia, corroborando a oportunidade diagnóstica, visto que a literatura apresentou 3 dias. Ainda, a variação temporal dos testes RT-PCR detectáveis no LACEN apresentou convergência com os picos de casos no DF. A proporção de positividade desse estudo reflete aquela encontrada na literatura, com curvas de padrão semelhante, porém menores, demonstrando melhor situação epidemiológica no DF quando comparada à nacional. A avaliação do sistema mostrou excelente qualidade das informações, configurando o banco de dados como oportuno e representativo. No entanto, este é passível de melhorias e adequações, por exemplo, liberação de dados secundários para desenvolvimento de painéis analíticos. Conhecer a positividade da covid-19 no DF foi fundamental para planejamento de uso dos recursos financeiros, organização dos níveis de gestão e subsídio na tomada de decisão. Do ponto de vista epidemiológico, é um importante indicador da epidemia.

Palavras-chave

Positividade; covid-19; epidemiologia.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Rosangela Maria Magalhães Ribeiro, Ademar Barbosa Dantas-Junior, Carina Leão Matos