Dados do Trabalho
Título
CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE UM SURTO DE MALÁRIA EM UMA ÁREA ENDÊMICA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Introdução
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a malária é um problema de saúde pública nas áreas tropicais e subtropicais do mundo. Na região das Américas, o Brasil é o segundo país com maior número de casos, estes concentrados na região amazônica, onde predominam infecções por Plasmodium vivax, espécie que apresenta três genótipos (VK210, VK247 e P. vivax-like) diferenciados por uma variação na região repetitiva do gene da proteína circunsporozoíta (CSP). Entre os anos de 2017 e 2018, o Estado do Pará apresentou um aumento expressivo do número de casos, quando alguns municípios vivenciaram surtos epidêmicos.
Objetivo(s)
Considerando a importância do estudo de surtos epidêmicos para o entendimento dos fatores que levam ao seu surgimento e para buscar formas de controlá-los, o objetivo deste trabalho foi caracterizar um surto de malária ocorrido entre 2017 e 2018 em municípios da Microrregião de Cametá mediante análise molecular dos parasitos obtidos de indivíduos infectados.
Material e Métodos
Foram coletadas amostras de sangue de pacientes que buscaram atendimento médico em Cametá-PA. Foram confeccionadas lâminas para identificação microscópica da espécie infectante e definição da parasitemia, seguida de confirmação por qPCR segundo a metodologia Rougemont. As amostras confirmadas por microscopia e qPCR como P. vivax foram amplificadas para a região repetitiva do gene da CSP por PCR, e as variantes da CSP foram identificadas pela técnica de RFLP seguindo o protocolo de Cassiano et al. (2011).
Resultados e Conclusão
Um total de 569 amostras foi coletado, das quais 260 apresentaram resultado positivo na análise microscópica, com parasitemias variando de 24 a 30.000 parasitos/mm3, e foram confirmadas por qPCR como infecções por P. vivax. Das 260 amostras, 256 foram amplificadas e genotipadas. Em 255 foi identificado unicamente o genótipo VK247 (99,6%) e em somente uma o genótipo VK210. O genótipo P. vivax-like não foi encontrado em nenhuma das amostras e nenhuma infecção mista foi identificada. A realização do estudo permitiu constatar que o surto de malária ocorrido entre os anos de 2017 e 2018 em municípios da Microrregião de Cametá teve como agente etiológico a espécie P. vivax, e pela primeira vez o genótipo VK247 foi detectado com predominância em infecção simples em uma área do Estado do Pará, visto que o genótipo predominante na região é o VK210, demonstrando que há uma mudança na distribuição dos genótipos de P. vivax e que o genótipo VK247 está bem estabelecido na região.
Palavras-chave
Malária; Plasmodium vivax; Genotipagem.
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
AMANDA CAROLINE DE JESUS ALVES, ANA CECÍLIA FEIO DOS SANTOS, DANIELLE REGINA LIMA BARBOSA, JULIANA VASCONCELOS FIGUEIREDO, GISELLE MARIA RACHID VIANA, MARINETE MARINS PÓVOA