57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE UM SURTO DE MALÁRIA EM UMA ÁREA ENDÊMICA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Introdução

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a malária é um problema de saúde pública nas áreas tropicais e subtropicais do mundo. Na região das Américas, o Brasil é o segundo país com maior número de casos, estes concentrados na região amazônica, onde predominam infecções por Plasmodium vivax, espécie que apresenta três genótipos (VK210, VK247 e P. vivax-like) diferenciados por uma variação na região repetitiva do gene da proteína circunsporozoíta (CSP). Entre os anos de 2017 e 2018, o Estado do Pará apresentou um aumento expressivo do número de casos, quando alguns municípios vivenciaram surtos epidêmicos.

Objetivo(s)

Considerando a importância do estudo de surtos epidêmicos para o entendimento dos fatores que levam ao seu surgimento e para buscar formas de controlá-los, o objetivo deste trabalho foi caracterizar um surto de malária ocorrido entre 2017 e 2018 em municípios da Microrregião de Cametá mediante análise molecular dos parasitos obtidos de indivíduos infectados.

Material e Métodos

Foram coletadas amostras de sangue de pacientes que buscaram atendimento médico em Cametá-PA. Foram confeccionadas lâminas para identificação microscópica da espécie infectante e definição da parasitemia, seguida de confirmação por qPCR segundo a metodologia Rougemont. As amostras confirmadas por microscopia e qPCR como P. vivax foram amplificadas para a região repetitiva do gene da CSP por PCR, e as variantes da CSP foram identificadas pela técnica de RFLP seguindo o protocolo de Cassiano et al. (2011).

Resultados e Conclusão

Um total de 569 amostras foi coletado, das quais 260 apresentaram resultado positivo na análise microscópica, com parasitemias variando de 24 a 30.000 parasitos/mm3, e foram confirmadas por qPCR como infecções por P. vivax. Das 260 amostras, 256 foram amplificadas e genotipadas. Em 255 foi identificado unicamente o genótipo VK247 (99,6%) e em somente uma o genótipo VK210. O genótipo P. vivax-like não foi encontrado em nenhuma das amostras e nenhuma infecção mista foi identificada. A realização do estudo permitiu constatar que o surto de malária ocorrido entre os anos de 2017 e 2018 em municípios da Microrregião de Cametá teve como agente etiológico a espécie P. vivax, e pela primeira vez o genótipo VK247 foi detectado com predominância em infecção simples em uma área do Estado do Pará, visto que o genótipo predominante na região é o VK210, demonstrando que há uma mudança na distribuição dos genótipos de P. vivax e que o genótipo VK247 está bem estabelecido na região.

Palavras-chave

Malária; Plasmodium vivax; Genotipagem.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

AMANDA CAROLINE DE JESUS ALVES, ANA CECÍLIA FEIO DOS SANTOS, DANIELLE REGINA LIMA BARBOSA, JULIANA VASCONCELOS FIGUEIREDO, GISELLE MARIA RACHID VIANA, MARINETE MARINS PÓVOA