57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Alta taxa de casos de Neisseria gonorrhoeae em Minas Gerais

Introdução

As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são responsáveis por altas taxas de morbidade e por elevados custos em saúde pública. Contudo, há uma escassez de dados brasileiros sobre Neisseria gonorrhoeae.

Objetivo(s)

Um levantamento de dados no programa Gerenciador de Amostras Laboratoriais do SUS foi realizado, com o objetivo de estabelecer a proporção de casos desta infecção bacteriana no estado de Minas Gerais.

Material e Métodos

No total, 1.189 amostras, oriundas de pacientes residentes em 128 municípios, foram analisadas na FUNED entre agosto de 2022 a março de 2022.

Resultados e Conclusão

Destas, 234 pacientes apresentaram resultado detectável para o DNA genômico de N. gonorrhoeae pela técnica de PCR em tempo real. A maioria dos casos de infecção bacteriana ativa foi em pacientes na faixa etária de 21 a 40 anos (73,7%). Apesar da presença de gonorreia em números absolutos ter sido mais detectada em indivíduos do sexo masculino (192), proporcionalmente esta infecção bacteriana foi mais prevalente no sexo feminino (21,3%) por meio de coleta com swab endocervical. Estatisticamente, não houve associação significativa entre sexo e idade em relação à detecção de N. gonorrhoeae pelo teste x2. A maior quantidade de casos positivos em homens era esperada, uma vez que este tipo de infecção ocorre predominantemente com manifestações sintomáticas como a síndrome do corrimento uretral. Contudo, este levantamento confirma a presença dessa bactéria em mulheres que podem estar assintomáticas. Conclui-se que é alta taxa de infecção por N. gonorrhoeae em Minas Gerais, necessitando ampliar a vigilância epidemiológica e manejo das IST. Diante destes achados, torna-se relevante a solicitação do exame molecular como ferramenta de rastreio e diagnóstico para gonorreia, em especial, para usuários de: Profilaxia Pré-Exposição (semestral), gestantes (1ª consulta pré-natal), pessoas vivendo com HIV (momento do diagnóstico), pessoas atendidas nos serviços de referência em IST e/ou no Projeto Sengono.

Palavras-chave

N. gonorrhoeae; gonorreia, IST, diagnótico molecular.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

CRISTIANE FARIA OLIVEIRA SCARPONI, PATRICIA ALVES SILVA LOURES, PAULA SOARES SANTOS AVELAR