57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Importância do diagnóstico molecular para Clamídia

Introdução

A Chlamydia trachomatis é a mais comum das infecções sexualmente transmissíveis (IST) não virais, com 131 milhões de novos casos por ano. Porém, no Brasil ainda não há estimativas oficiais sobre sua prevalência.

Objetivo(s)

Deste modo, visou-se estimar a ocorrência desta infecção em Minas Gerais, a partir de um estudo transversal para implantação do diagnóstico molecular na FUNED.

Material e Métodos

Amostras coletadas de pacientes (com alto risco para IST) em 16 serviços de saúde da rede pública foram submetidas a PCR em tempo real para detecção qualitativa direta do DNA plasmidial de C. trachomatis.

Resultados e Conclusão

Ao todo, 1.243 amostras (como urina e swab) foram recebidas no período de agosto de 2021 a março de 2022. Constatou-se que 101 amostras foram coletadas mais de uma vez para 48 pacientes, dos quais 32 permaneceram com resultados não detectados no período estudado, 2 pacientes se infectaram posteriormente e outros 3, que tiveram o primeiro resultado detectável, numa segunda coleta (depois de 6 meses) tornaram-se não detectável. A presença de infecção bacteriana ativa foi confirmada em 154 pacientes (13,0%), grande parte (48,77%) na faixa etária de 21 a 30 anos e com maior ocorrência (85,6%) no sexo masculino. Tais resultados são esperados quando se considera a tendência mundial de circulação das IST. Destaca-se o fato que esta infecção é predominantemente assintomática e quando identificada em tempo oportuno, pode evitar danos graves e até irreversíveis à saúde do paciente, como a infertilidade. Além disso, há tratamentos eficazes para Clamídia que possibilitam a cura, principalmente entre pessoas de 15 a 49 anos. Diante do exposto, ressalta a importância da implantação de testes moleculares para rastreio e diagnóstico não somente na Funed, mas em toda a Rede Nacional de Laboratórios, como maneira de melhorar a oferta de serviços de saúde e promover o controle dessa infecção.

Palavras-chave

Clamídia; C. trachomatis; IST; diagnótico molecular.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

CRISTIANE FARIA OLIVEIRA SCARPONI, PATRICIA ALVES SILVA LOURES, PAULA SOARES SANTOS AVELAR