57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Diversidade nucleotídica de fragmentos do canal de sódio regulado por voltagem em populações brasileiras de Aedes (Stegomyia) albopictus (Skuse, 1894)

Introdução

O mosquito Aedes albopictus, originário da Ásia, é uma das espécies invasoras mais bem sucedidas no mundo. Apesar de sua introdução no Brasil ser recente, já se encontra amplamente disseminado, com suas origens de introdução e dinâmica populacional evolutiva ainda pouco exploradas. A diversidade no gene do canal de sódio regulado por voltagem (NaV) tem sido muito explorada em insetos vetores, uma vez que alterações nesse gene estão relacionadas à resistência a inseticidas piretroides e DDT.

Objetivo(s)

Nosso objetivo foi avaliar a diversidade de fragmentos do gene NaV em populações naturais de Ae. albopictus das regiões do Brasil.

Material e Métodos

Um banco de DNA foi organizado com 46 populações, distribuídas entre 20 estados brasileiros, dos quais foram feitos pools de DNA por população, utilizados para amplificar dois fragmentos do gene NaV (IIS6 e IIIS6). Estes produtos foram então sequenciados em plataforma Illumina e as sequências resultantes filtradas e organizadas pelo pipeline SeekDeep. Os haplótipos resultantes foram alinhados, analisados e suas frequências calculadas para cada localidade. Realizamos inferências filogenéticas para sugerir possíveis relações de origem e derivação entre eles.

Resultados e Conclusão

Observou-se uma variedade de 20 e 24 diferentes haplótipos para os fragmentos IIS6 e IIIS6, respectivamente, onde apenas substituições sinônimas foram observadas. A distribuição e as frequências de determinados haplótipos sugeriram uma regionalização, como os haplótipos do segmento IIS6 que estão divididos em dois clados, onde um deles está 5,6X mais concentrado nas populações da região Nordeste do Brasil. Haplótipos de ambos os segmentos do NaV foram encontrados exclusivamente em algumas regiões, como os 2s6.16, 2s6.17 e 3s6.16, presente apenas nas populações do Espírito Santo, que é o estado apontado como provável porta de entrada da espécie no país. Comparações com dados depositados no GenBank revelaram similaridade de alguns haplótipos com os de populações da Malásia. Nossos resultados sugerem ampla diversidade no gene NaV em populações de Ae. albopictus do Brasil, compatível com múltiplas introduções do vetor no país. Além disto, observamos convergências de variações nucleotídicas em diferentes haplótipos e indícios de eventos de duplicações gênicas.

Palavras-chave

Filogenia, Insetos vetores, Canais de Sódio Regulados por Voltagem, NGS, Aedes

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Gabriel Joventino Nascimento, Luciano Veiga Cosme, Ademir Jesus Martins