57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Sorovares de Salmonella de origem humana identificados no Estado do Ceará, durante a pandemia de COVID-19

Introdução

A Salmonelose é uma zoonose, e a infecção no homem está relacionada ao consumo de alimentos mal cozidos e derivados contaminados com Salmonella.

Objetivo(s)

O objetivo do estudo foi descrever os sorovares prevalentes e as vias de transmissão de Salmonellas, no período do estudo.

Material e Métodos

Um total de 33 isolados de Salmonella provenientes do acervo do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará, foram obtidos por meio do processamento de 1.449 amostras por PCR Multiplex Nested (FilmArray®), sendo 41 amostras viáveis, mas não cultiváveis. Todas as amostras detectáveis para o agente em estudo foram submetidas ao método de coprocultura convencional. Foram recuperados 33 isolados cultiváveis com identificação da espécie por metodologia de espectrometria de massa, utilizando o sistema VITEK® MS PRIME. A identificação do sorovar se deu por soro aglutinação em lâmina com antisstress somática e flagelares mono e polivalentes e foram realizados no Laboratório de referência nacional de Enteroinfecções. Todas as amostras foram provenientes de indivíduos sintomáticos, internados em unidades hospitalares da rede pública. As analises foram realizadas no período de junho de 2020 à junho de 2022

Resultados e Conclusão

Foram analisados 33 isolados de diferentes sítios, com maior prevalência de Salmonellas oriundas de gastroenterites agudas. A faixa etária mais acometida foi de 20 a 59 anos, representando 69,69% dos casos positivos, seguido das crianças / jovens de 0 a 19 anos com 27,27%. Apenas um caso em idoso > 60 anos representando 3,03% do total de casos. Em 2020, sorovares, prevalentes foram: Salmonella ser Cerro, Salmonella enterica subs enterica O:4,5 e Salmonella ser Enteritidis, representando 33,33% cada. No ano de 2021, a espécie Salmonella ser Typhimurium se destacou com 38,5%, seguido de Salmonella ser Newport com 15,4% e Salmonella ser Saintpaul 15,4%, outros quatro sorovares também foram identificadas, cada uma com 7,7%. Em 2022, Salmonella ser Saintpaul teve a maior prevalência 50% em parte ocasionada pela ocorrência de um surto alimentar. O sorovar de Salmonella ser Newport representou 12,5%, seguido de outras 5 sorovares 3,03% cada. O conhecimento dos sorovares prevalentes e as vias de transmissão, são informações importantes para que os órgãos de vigilância em saúde intervenham com medidas mais efetivas de prevenção e controle, além de monitorar o comportamento das Salmonellas e seus sorovares correlacionando a virulência e patogenicidade encontrada.

Palavras-chave

Palavras chave: Salmonella. Sorovares. Vigilância.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Karene Ferreira Cavalcante, Ana Carolina Barjud Marques Máximo, Liana Perdigão Mello, Zayra Hellen Abreu Alexandre, Thais Magalhaes Freitas, Cynara Pinheiro Alencar Fernandes, Izabel Cristina Bandeira Justino, Angela Maria Veras Stolp, Michelle Guilherme Lima Azevedo, Luis Arthur Brasil Gadelha Farias, Lauro Vieira Perdigão Neto